Início » Todos os posts » Carros » Morgan EV3: o três rodas elétrico com design clássico

Morgan EV3: o três rodas elétrico com design clássico

A Morgan é uma fabricante de carros  inglesa, bem conhecida entre os apaixonados por automobilismo por seus veículos em estilo clássico, de extremo bom gosto e requinte. Talvez por isso, o lançamento do Morgan EV3 tenha sido uma grande surpresa para todo o mercado, no Salão do Automóvel de Genebra.

A marca já havia prometido modelos híbridos e preparados para os novos conceitos de carros ecológicos para antes de 2020, mas a surpresa foi grande na Suíça – tanto pelos números, quanto pelo estilo. No Salão do automóvel, foi apresentado o Morgan EV3, um carro totalmente elétrico, com autonomia para 241 quilômetros de distância com a carga.

Se você se pergunta o porquê do nome “Morgan EV3” ou o porquê de o anúncio ter sido uma surpresa, a resposta vem junta para ambos. EV3 refere-se, em inglês, a Veículo Elétrico 3 – não que este tenha sido o terceiro modelo da Morgan para um elétrico, mas porque ele tem apenas três rodas.

morgan-ev3
Photo credit: Cédric JANODET via VisualHunt / CC BY-NC-SA

Equipamento e desempenho

Carros de três rodas não são, necessariamente, uma novidade no mercado. O grande diferencial do Morgan EV3 está na substituição de um típico motor de combustão por um elétrico de 46 kW de potência, representando pouco mais do que 62 cavalos de potência.

Outra surpresa é a localização do motor: diretamente conectado à roda (afinal, estamos falando de apenas uma) traseira. Embora o número não impressione muito, o modelo ganha a vantagem de ser leve, com menos de 500 quilogramas no total.

Com o peso mais baixo, o pouco potente Morgan EV3 é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em nove segundos, o que não faz feio frente a tradicionais carros de entrada e populares – lembrando que trata-se de um elétrico, o que torna o número ainda mais respeitável.

Sua autonomia anunciada pela fabricante é de 241 quilômetros com uma carga. Outra ponto que chama a atenção da mídia especializada é o tamanho de sua bateria, que pode ser de 20 kWh com resfriamento líquido. Para fins de comparação, o elétrico da Tesla Motors necessita de uma bateria de 75 kWh para abastecer seu sedã de proporções regulares no mercado.

Design e construção

morgan-ev3
Foto: Morgan/Divulgação

Como na maioria dos carros da Morgan, o EV3 é construído sobre uma moldura de madeira de freixo e boa parte de seus traços realmente remetem à assinatura típica da fabricante britânica: classe, ar retrô e uma beleza quase excêntrica.

Na dianteira, três faróis assimétricas destoam de outros carros da marca. Os faróis estão dispostos desta maneira singular para otimizar o funcionamento do sistema de resfriamento da bateria e dão um visual muito único ao Morgan EV3 – como se todo o resto não fosse suficiente.

Para completar a transição entre o quase rigor clássico da marca e um híbrido retrô totalmente inovador, a Morgan utilizou fibra de carbono em boa parte da lataria do carro, auxiliando em sua leveza e capacidade de tornar um motor relativamente simples em um equipamento de boa performance.

Unindo todas estas características, o Morgan EV3 tem sucesso ao misturar as linhas clássicas de sua montadora a um conceito moderno e divertido. Em uma análise mais afastada do modelo em si, é impressionante o quanto ele parece ser totalmente integrado à linha de veículos da montadora britânica, apesar de sua gritante singularidade.

Quanto custa?

Segundo as informações dadas pela montadora no Salão de Genebra, o carro está quase pronto para integrar a linha de produção da montadora. A ideia é que o segundo semestre de 2016 já tenha o EV3 em circulação, por um preço semelhante ao três rodas à gasolina já produzido pela montadora, que começa com um preço pouco superior às 30 mil libras esterlinas.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos