Início » Todos os posts » Leis de trânsito » Modificação de motos: O que pode e o que não pode?

Modificação de motos: O que pode e o que não pode?

A paixão pela modificação de motos é algo crescente e levado muito a sério entre inúmeros adoradores de motos. Desde modificações simples e personalização de detalhes, até a criação de um estilo de moto absolutamente diferente do original, todas expressam o que o piloto tem a dizer sobre si mesmo.

Um problema que atinge muitos fanáticos pela modificação de motos é, além do capital que precisa ser investido, a questão legal da atividade. Há um processo burocrático muito grande, e as leis nem sempre são claras de se interpretar, o que dificulta o acesso à informação.

modificação-de-motos

Confira a lista que explica o que pode ou não ser feito na moto, e os procedimentos legais para regularizar seu veículo antes que haja algum problema.

É legal fazer a modificação de motos?

A modificação de motos pode ser legal, desde que seja previamente aprovada pelo Detran ou pelo órgão de trânsito responsável pela circulação de motocicletas no seu estado. Para haver a aprovação, é necessário que o proprietário envie um documento com todas as modificações, peças e procedimentos que ocorrerão na máquina.

Após aprovado, é necessário que ele comprove (através de notas e da apresentação da motocicleta) que fez exatamente o que escreveu em seu documento. Então, a moto é testada pelo INMETRO, para receber a avaliação sobre sua segurança ao circular nas ruas.

Apenas após todo este procedimento, a moto estará liberada para circular normalmente nas ruas, sem o risco de ser multada ou apreendida após uma abordagem policial. O documento da moto constará que o veículo é modificado, e o banco de dados terá a fotografia e a descrição das modificações, para que o policial possa conferir.

Chassis

Via de regra, não é permitido fazer modificações no chassis da moto. Existem alguns exemplos de proprietários que conseguiram a aprovação desta modificação, mas são casos onde o inspetor optou por sair da regra para a liberação, por isso é importante não contar com essa possibilidade como uma garantia.

Guidão

Não costuma apresentar problemas para ter a liberação, desde que o guidão que ocupar o lugar do antigo esteja aprovado pelas avaliações de segurança no Brasil.

Tanque

São permitidas pequenas modificações e substituições do tanque, desde que seja substituído por um tanque aprovado, ou que o INMETRO julgue seguras as modificações realizadas no tanque antigo.

Rodas e paralamas

Existem algumas regras um pouco mais complicadas para as rodas e paralamas. Em primeiro lugar, o conjunto das rodas nunca deve ultrapassar a área do paralamas, ou seja: pode-se trocar o conjunto de rodas, desde que ele não seja mais largo do que o paralamas em si.

Por outro lado, a questão de rodas + pneus é parecida com a regra destinada para carros: o novo conjunto não pode somar um diâmetro maior do que o conjunto original do modelo. No caso dos carros, basta substituir o pneu por um outro de perfil mais baixo, colocando uma roda de aro maior. Para as motos, o proprietário pode suar bem mais até conseguir encontrar um conjunto que esteja de acordo com as regras legais.

Escapamento

O escapamento não pode ser modificado ou trocado por um modelo diferente. Motos que foram modificadas e legalizadas há algum tempo podem ter seu escape modificado, pois a proibição é uma lei relativamente recente.

Novas modificações, no entanto, não receberão aprovação com a mudança do escapamento, e aqueles que insistirem em tentar, simplesmente atrasarão seu processo de aprovação e precisarão esperar ainda mais para poder modificar sua moto.

8 Comentários

Clique aqui e deixe seu comentário

  • Ontem levei minha Factor 125cc para vistoria anual no Detran RJ e um carinha disse que mudei as características da moto por causa das manetes, nem eu e mano entendemos nada, o carinha disse que dessa vez passa e que era p eu manter a moto toda original, ou seja, tá ficando cada vez pior, vem aparecendo sempre um por menor pra fazer exigências até onde nem existe… Brasil tá ficando cada vez pior… Por isso vim buscar informações, sobre o que pode ou não alterar numa moto…

  • Posso usar peças de outras marcas e modelos na minha honda? Exemplo, tanque de uma kansas e banco de suzuki, farol de e painel de outra moto tmbm?

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas