Início » Carros » Quais são as melhores gasolinas para abastecer o carro?

Quais são as melhores gasolinas para abastecer o carro?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre qual a melhor gasolina para o seu carro. O segredo dessa escolha está na observação do tipo de carro (modelo, idade, condições de uso) e de quanto o dono está disposto a investir em combustível.

Cada tipo de gasolina é direcionado para veículos diferentes e com características distintas. De acordo com as peculiaridades do carro e com o tipo de uso, a gasolina recomendada será diferente.

Acima de tudo, é importante entender que quando se trata de combustível, o investimento vale à pena e aumenta a vida útil do carro. Confira aqui a melhor gasolina para cada modelo de veículo.

Comum

A gasolina comum é aquela em seu estado bruto, ou seja, é a espécie mais simples de todas as oferecidas no mercado. Diferentemente das outras, essa gasolina não recebe aditivos. A partir da refinaria, ela é repassada sem alteração para todas as distribuidoras no país.

A gasolina comum é a melhor gasolina principalmente para modelos de carros um pouco mais antigos e também para aqueles que não dependem de um grande desempenho do motor.

Aditivada

Já a gasolina aditivada é uma gasolina comum com aditivos de limpeza, também conhecidos como detergentes. Esses aditivos são utilizados para manter os sistemas de gasolina do carro mais limpos.

É importante destacar que os aditivos utilizados em cada gasolina variam de acordo com a marca que fornece o combustível. Algumas marcas podem oferecer outros aditivos além dos detergentes, como os aditivos redutores de atrito. A redução de atrito é importante para evitar que peças sejam desgastadas com o tempo e aumentar o uso e duração das mesmas.

A gasolina aditivada é a melhor gasolina para quem busca aprimorar a qualidade do sistema de alimentação do carro em longo prazo. Isso significa que os ganhos em desempenho melhoram com o passar do tempo e proporcionam um sistema de combustível mais limpo.

Além disso, é a única gasolina que pode ser utilizada em qualquer modelo de carro, independente da idade e tempo de uso.

Para quem já utiliza a gasolina comum e deseja começar a usar a aditivada, a dica é iniciar essa troca aos poucos. Assim, os resíduos de sujeira que ainda estão no sistema de alimentação serão eliminados aos poucos e não causaram danos ao carro.

Premium

A gasolina premium pode ser considerada um subtipo da gasolina aditivada. A principal diferença desse combustível em relação aos outros é a octanagem. A gasolina comum e a aditivada possuem 87 octanas. Já as gasolinas premiuns possuem uma maior octanagem em comparação as outras. Os níveis de octanagem podem alcançar 95 octanas com esse tipo de gasolina.

Por isso, a premium é a melhor gasolina para carros de alto desempenho, como os importados, esportivos ou carros muito antigos. Ela auxilia a potência do motor e garante o desempenho mais elevado do veículo.

Embora seja possua um valor mais alto do que as outras gasolinas no mercado brasileiro, ela cumpre o que promete e mantém suas características principais por mais tempo.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas