Início » Todos os posts » Dicas » Medo de dirigir: Como superar

Medo de dirigir: Como superar

Medo de dirigir é algo bastante comum em pessoas de diversas idades e locais. Algumas vezes, pessoas presenciaram ou estiveram em acidentes, ou simplesmente têm medo do que pode acontecer ou estão amedrontadas de errar em algum momento de sua condução.

Para quem depende do carro para se locomover, o medo de dirigir pode ser um problema realmente sério, que atrapalha diversos aspectos da vida. Para quem não depende exclusivamente deste meio de transporte, o problema ainda assim atrapalha bastante, e a insegurança pode ser um grande inimigo na hora de conduzir o veículo.

Sabe-se que o motorista inseguro está mais propenso a reagir inadequadamente às situações do trânsito, correndo mais riscos de sofrer acidentes. Confira as dicas para superar o medo de dirigir:

medo-de-dirigir

Entenda de onde vem o seu medo

Cada pessoa adquire o medo de uma forma. Pode ser através de histórias, fatos que presenciou ou da ansiedade para não cometer erros. Entender de onde o medo surge, torna mais fácil a preparação para saber quando e como lidar com ele e, até mesmo, entender quando o medo que você está sentindo passa a ser irracional.

Perceba do que o trânsito é feito

Esta dica é importante para pessoas com medo de dirigir, qualquer que seja a origem. Na verdade, é uma dica importante para qualquer pessoa no trânsito: ninguém quer estar envolvido em acidentes.

São raríssimos os casos onde o acidente é ocasionado de forma proposital, e essas situações possuem, inclusive, implicações criminais. De forma geral, acidentes acontecem por falta e negligência – isso significa que sempre que você cometer um pequeno deslize, os outros motoristas tentarão evitar que isso se torne um acidente.

Um pouco de atenção para técnicas de direção defensiva e não estar distraído com outros elementos além do trânsito deixarão sua condução mais segura, e ajudarão na superação do medo de dirigir.

Identifique seus sintomas

Perceba como você reage quando começa a sentir ansiedade e medo de dirigir: identificar isso ajuda a perceber quando você está agindo de forma automática, e qual o comportamento que deve ser evitado para controlar a crise.

Racionalize e gere segurança para você

Sabendo quais são os sintomas que indicam o medo, fica mais fácil perceber que os pensamentos que impedem você de conduzir tranquilamente são resultados da fobia e destas reações irracionais.

Com esta percepção, você pode combater os pensamentos que atrapalham com pensamentos mais tranquilos e falas mais tranquilas que digam exatamente o contrário do que você tem medo.

Por exemplo, se o seu medo é pensar que determinado motorista vai bater o carro dele no seu, repita para você mesmo, em voz alta, que isso não irá acontecer. Embora pareça uma atitude boba, ajuda você a perceber que o medo sem motivos também não é racional, e reforça a ideia de que você está em segurança.

Vá aos poucos

Você não precisa resolver todo o problema de uma vez. Dirija por distâncias curtas, em vias que pareçam menos ameaçadoras e vá aumentando aos poucos. Alguns especialistas recomendam que pequenas metas diárias sejam estabelecidas, incrementando a distância percorrida um pouco de cada vez.

Um dos principais fatores para uma condução segura, é que o próprio condutor tenha segurança em relação às próprias habilidades, e isso é adquirido com o tempo, através da prática. Quando mais praticar pelas ruas e estradas, menor será o seu medo de dirigir.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos