Consertar um carro é algo mecânico, técnico, uma atividade de engenharia pura. A menos que o conserto seja realizado através do “Martelinho de Ouro”. A técnica é considerada, por muitos, a arte do conserto de carros, muitas vezes comparada à atividade de um artesão.
A técnica do martelinho de ouro consiste em reparar danos na funilaria de forma pouco destrutiva para o carro, evitando repinturas ou grandes processos de reparação e remodelagem. É uma atividade rápida, precisa e aparentemente simples, mas difícil de ser dominada com perfeição.
Agilidade, qualidade e preço baixo
As principais vantagens da técnica ficam evidentes quando são feitas em comparação com formas mais tradicionais de reparação. Para reparar o amassado de um capô com uma técnica tradicional que inclui a repintura, é necessário desmontar a peça, fazer a reparação, lixar, pintar e aguardar que todo o processo seja concluído.
No caso do martelinho de ouro, basta preaquecer a área que sofreu danos e aplicar as técnicas de reparação. É provável que em menos de uma hora, o carro em questão tenha sido entregue ao dono, e que o custo da reparação tenha sido muitas vezes menor.
Isso ocorre porque este método depende exclusivamente da mão de obra, munida de algumas ferramentas básicas, ao invés de diversos materiais e equipamentos caros. É um formato mais simples, eficaz, rápido e barato.
Como funciona o martelinho de ouro?
Através de diferentes técnicas sobre a funilaria aquecida, a idea é recuperar o local danificado de acordo com o seu formato original sem danificar a pintura. Luzes são projetadas para identificar onde a força deverá ser aplicada, e o local e a profundidade do dano são os fatores que definem que tipo de ferramenta será utilizada.
Toda a ideia consiste em restaurar as alterações na funilaria, geradas quando o dano ocorreu, para seu estado original, ao invés de refazer as curvas como elas eram originalmente – existe uma diferença muito grande entre as duas técnicas.
O método do martelinho de ouro tem algumas limitações, no entanto. Em danos na funilaria que estejam com vincos muito profundos, ou que a pintura tenha sido danificada, não é possível aplicar a técnica com perfeição.
Se o amassado for reparável com a técnica, mas a pintura tiver sido arranhada, é importante que o proprietário do veículo entenda que apenas a funilaria será reparada, e a pintura não faz parte do serviço.
Treinamento e prática
Para quem se interessa pela técnica e quer saber como prestar o serviço, há diversos cursos – de diversos valores – que ensinam a técnica para iniciantes. Geralmente, os cursos não exigem escolaridade mínima muito elevada, mas não se engane: a técnica não é simples, e exige dedicação e prática.
Para quem pensa que a carreira é simples, a realidade pode ser uma surpresa. Assim como a maioria das artes, a perfeição do martelinho de ouro só é obtida com a prática e o aprendizado constante. Não é fácil executar um serviço que seja rápido e de extrema qualidade por um preço justo.
Excelente materia meu carro esta precisando de um martelinho de ouro!