Início » Todos os posts » Carros » Manutenção preventiva do carro: para que serve?

Manutenção preventiva do carro: para que serve?

No mundo dos automóveis, o velho ditado que diz “é melhor prevenir do que remediar” é uma verdade constante e a manutenção preventiva do carro é o exemplo mais típico de que isso realmente é verdade.

Embora muitas pessoas reclamem dos custos de realizar a manutenção preventiva, especialmente em concessionários oficiais das montadoras, este procedimento sempre se torna muito mais barato – a médio e longo prazo – do que simplesmente deixar que as peças e componentes do carro estraguem para, só então, receberem a manutenção.

Uma manutenção preventiva em dia garante que o carro esteja em boas condições para rodar e evita diversas surpresas desagradáveis. Além disso, oferece muito mais segurança ao motorista, além de economizar de diversas formas.

Muitas concessionárias oferecem o serviço no formato de revisões periódicas e atrelam a garantia de seus veículos ao serviço de revisão dentro do prazo estabelecido. O recomendado é que os donos de carro utilizem esta possibilidade.

Veículos fora do período de garantia também devem passar por revisões regularmente para realizar a manutenção preventiva do carro de maneira apropriada e dentro do período correto para cada componente do veículo.

Rodas e pneus

roda-de-carro

O cuidado com os pneus é um exemplo típico de manutenção preventiva do carro que pode ser controlada pelo próprio dono do veículo. O simples fato de calibrar adequadamente e frequentemente os pneus já garante uma maior durabilidade e proteção para o equipamento.

Além disso, geometria e balanceamento regulares são essenciais para o bom funcionamento do carro e prevenção de gastos excessivos.Um carro que não recebe este tipo de manutenção costuma desgastar os pneus de forma mais rápida e não uniforme.

Troca de óleo

oleo-de-motor

O óleo é outro exemplo de cuidado que precisa de atenção profissional, mas que pode receber um controle do proprietário do carro.

Cada montadora indica uma quilometragem específica para a troca do óleo, mas o proprietário ou um frentista no posto podem conferir se os níveis estão regulares com a vareta específica para isso, que já acompanha os carros. Nela, há a indicação dos níveis mínimo e máximo entre os quais o fluido deve estar e qualquer irregularidade em relação a eles é indicativo de necessidade de ida urgente a um profissional.

Freios

alvi4 São Paulo 19/02/09 - JORNAL DO CARRO - VICIOS AO DIRIGIR - Vicios ao dirigir. Na foto pés no freio e na embreagem. FOTO ANDRE LESSA/AE.

Os equipamentos referentes aos freios devem receber uma manutenção preventiva a cada dez mil quilômetros para evitar desgastes. Os freios representam um dos exemplos mais óbvios da importância deste tipo de cuidado.

Você não pode se dar ao luxo de dar atenção ao freios apenas depois que eles falharem, pois pode ser tarde demais. Embora o caso dos freios seja mais óbvio, esta importância é equivalente em praticamente todos os componentes do veículo, pois todos eles são essenciais para o funcionamento adequado do automóvel.

Velas

vela-de-ignicao

As velas são as responsáveis pela ignição do sistema de combustão do motor e seu funcionamento é tão essencial quanto sua substituição regular. Mesmo que as velas não estejam apresentando um problema específico, as montadoras recomendam uma quilometragem diferente para a substituição destas peças para cada modelo e é fundamental que  você realize a troca para o bom funcionamento do seu veículo.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos