Início » Todos os posts » Segurança » Maio Amarelo pede mais segurança no trânsito

Maio Amarelo pede mais segurança no trânsito

maio-amarelo

Os movimentos globais de conscientização que utilizam a fita entrelaçada como símbolo demonstram um apelo respeitoso para o público e a Organização Mundial da Saúde optou por reunir as causas mais relevantes sob o mesmo ícone. O Maio Amarelo é uma campanha lançada com o objetivo de conscientizar as pessoas a favor da redução da violência e das mortes no trânsito.

É uma alusão aos movimentos como Outubro Rosa, destinado para chamar atenção pública em relação ao câncer mama, e o Novembro Azul, focado no câncer de próstata. O Maio Amarelo é parte do conjunto de esforços realizados pela ONU, sob a atuação da OMS, para a década de redução de violência no trânsito, prevista para o período entre 2011 e 2020.

Qual o objetivo do Maio Amarelo?

A proposta do movimento Maio Amarelo é bastante categórica ao definir-se como a necessidade de chamar a atenção de todo o mundo para as altas taxas de violência (mortes, ferimentos e danos) no trânsitoo, para que conscientizar as pessoas de que a causa disso é o próprio comportamento no trânsito.

O objetivo é unir entidades públicas, privadas e indivíduos para discutir, pensar e divulgar a segurança no trânsito como uma pauta necessária para todos. A ideia é dar à todas as pessoas atingidas a responsabilidade de promover um trânsito seguro. Não apenas no mês de maio, mas durante todo o tempo em que estiver no trânsito.

As ações tomadas para dar clareza respeito do tema e das demandas serão organizadas em conjunto com diversos tipos de instituições, que incluem escolas, meios de comunicação, clubes, órgãos públicos e indivíduos voluntários. Cada local terá sua própria agenda de atividades, que será chamada de Agenda Positiva.

Leia também: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será lembrado em 20 de novembro

Por que maio?

Maio é um mês que reúne uma série de marcos históricos – positivos e negativos – a respeito do trânsito ao redor do mundo. Foi neste mês, por exemplo, que Zenani Mandela, neta de Nelson Mandela, faleceu ao treze anos de idade, vítima do trânsito na África do Sul.

O incidente ocorreu no ano de 2010, um ano antes de um dos maiores marcos da história da segurança no trânsito.

Em maio de 2011 houve o decreto oficial da ONU sobre a década voltada para a segurança no trânsito e é neste mês que realiza-se o balanço anual a respeito dos avanços obtidos em relação à meta de reduzir em 50% o total de acidentes de trânsito no mundo.

Além disso, na mesma semana do falecimento de Zenani, a Organização Mundial da Saúde promove, desde 2013, a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, como forma de homenagem à menina e como forma de prevenir parte das mais de cinco mil mortes de pedestres que acontecem todas as semanas pelo mundo. Estas mortes representam quase um quarto do total de fatalidades no trânsito.

Por que amarelo?

A cor amarela no laço que simboliza a campanha e deve estar na lapela de todos os participantes ativos do movimento representa a atenção, a advertência. É a cor que simboliza o pedido de atenção que o trânsito exige e é constantemente ignorada.

É por isso que o laço amarelo nomeia o Maio Amarelo, como um pedido por atenção e consciência nas ruas e estradas de todo o mundo.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos