Início » Todos os posts » Dicas » Luvas de microfibra para lavar veículos: confira todas as vantagens

Luvas de microfibra para lavar veículos: confira todas as vantagens

Visando economizar, muitos proprietários de veículos investem em produtos básicos para lavar o carro em casa e assim poupar o dinheiro do lavador. Atualmente, por exemplo, entre os produtos mais comprados está o shampoo automotivo, mas uma tendência que vem ganhando força é a das luvas de microfibra.

Isso porque muitos já sabem que não adianta de nada fazer um grande investimento em um bom shampoo automotivo se você lava seu veículo com esponjas ou tecidos que podem danificar a pintura do carro, deixando-o sem brilho e todo cheio de riscos.

Luvas de microfibra

Não por acaso, especialistas também estão recomendando o uso de luvas de microfibras para realização da limpeza de veículo em casa. O motivo é que ela possui 80% de poliéster e 20% de poliamida, além de contar com laços bem fininhos de microfibra que atuam removendo e retendo o pó e a sujeira de uma forma que não causa riscos.

Alguns profissionais já recomendam o uso até mesmo para fazer polimento do veículo e para realizar a remoção de pó do interior do carro e sua lataria.

Conheça a seguir algumas vantagens de usar a luva de microfibra para limpeza de seu carro e passe a adotá-la, deixando seu veículo limpo e conservado, livre de riscos em sua pintura.

Vantagens de usar luva de microfibras

Antes de qualquer coisa, vamos pontuar mais detalhadamente algumas das vantagens de usar esse tipo de item.

Praticidade

Por se tratar de uma luva de microfibra, ela já começa lhe oferecendo praticidade na hora do uso, uma vez que não vai ficar escorregando de suas mãos, assim como panos e esponjas.

Além do mais, devido ao seu formato, a luva de microfibra ainda te ajuda a alcançar todos os cantos do carro na hora da limpeza, garantindo uma lavagem impecável.

Leveza

Dependendo a marca utilizada e a forma como molha sua luva no shampoo, ela ficará mais leve ou mais pesada. Mas, em geral, a luva de microfibra costuma ser leve, o que facilita o trabalho de lavagem do veículo sem causar dores nos braços.

Por isso é importante levar em consideração a marca e também a recomendação de uso.

Luvas de microfibra

Economia

Com esse tipo de luva você consegue controlar a quantidade de shampoo usada e dessa forma pode economizar mais o produto, gastando apenas o necessário para manter seu veículo limpo.

Tela de remoção de insetos

Algumas luvas de microfibra possuem uma tela própria para uso de remoção de insetos mortos que ficam grudados em para-brisas e para-choques, o que facilita o trabalho na hora da limpeza.

Entretanto, proprietários de carros com pintura escura podem não se beneficiar totalmente dessa parte da luva, uma vez que ela pode causar riscos na pintura do carro.

Como lavar carro usando luva de microfibras

Agora que você já conhece as vantagens de possuir uma luva de microfibra, é hora de aproveitar todos seus benefícios e cuidar do seu carro. Veja a seguir nossas dicas de como lavar o carro usando luva de microfibra.

Material necessário

  • Balde;
  • Mangueira;
  • 3 panos de microfibra;
  • Luvas de microfibra.

Carro na sombra

Para iniciar a lavagem do carro, o ideal é que o mesmo esteja estacionado à sombra, dessa forma terá mais tempo para se dedicar à lavagem antes que a água com shampoo seque, podendo causar manchas na pintura.

Use a mangueira

Antes de começar a jogar shampoo automotivo em seu carro, procure usar a água da mangueira para retirar a poeira e sujeiras mais simples.

Hora de lavar

Misture no balde a água e o shampoo automotivo de acordo com as informações da embalagem. Em seguida, calce as luvas de microfibra e mergulhe no balde a fim de absorver a quantidade necessária do produto para iniciar a lavagem.

Lembre-se de iniciar a lavagem pela lataria do carro, deixando as rodas por último, assim evita que sujeira e a terra se acumulem na luva e causem riscos na pintura do carro.

Caso alguma mancha, sujeira ou inseto não saia na primeira lavagem, enxágue a parte que já ensaboou e lave com a luva novamente, repetindo a operação até observar que o veículo está limpo.

Enxágue e enxugue

Assim que terminar de lavar todo o carro, faça o último enxágue e use os panos de microfibra para secar seu carro, ainda o mantendo o mesmo à sombra para evitar manchas na pintura. Sempre que o pano estiver bem molhado, torça e use novamente.

Limpeza interna do veículo

Todo proprietário de veículos sabe naturalmente que não é apenas o exterior do carro que deve ficar limpo, afinal, você passa boa parte de seu tempo na parte interna do carro, certo?

Para que a limpeza seja feita de forma eficiente, portanto, o ideal é possuir um aspirador portátil. Os tapetes do carro devem ser retirados e lavados com a luva ou pano de microfibra.

Não se esqueça também de limpar os cantinhos de seu carro, como por exemplo os espaços nas portas, onde algumas pessoas insistem em usar como pequenos cestos de lixo.

E por falar em lixo, não se esqueça de esvaziar aquela sacola de lixo que fica na parte de frente do carro, afinal, ninguém quer sair com um carro cheio de restos e embalagem de comida.

Dicas extras

  • Quando colocar os panos de microfibras para lavar a fim de usá-los na próxima lavagem de seu carro, evite usar alvejante e amaciante, usando apenas sabão neutro. Dessa forma, impede que se acumulem produtos capazes de danificar a pintura do carro;
  • Caso possua um veículo muito grande, o ideal é que tenha um conjunto considerável de panos, incluindo as luvas de microfibra. Assim terá mais com que trabalhar na hora de realizar a secagem do veículo;
  • No momento em que for realizar o enxágue do carro utilizando a mangueira, evite usar um jato muito forte de água. Procure molhar de forma leve seu carro. Dessa forma a água vai escorrer pela pintura, evitando gotículas de água pelo caminho. Além do mais, usar um fluxo muito forte de água pode fazer com que a água penetre lugares que deveriam ficar secos.
Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas