Início » Todos os posts » Motos » Como lubrificar e limpar uma corrente de moto?

Como lubrificar e limpar uma corrente de moto?

Quem gosta de pilotar uma moto sabe que um dos maiores desafios para todo dono é deixar o xodó sempre em bom estado, e lubrificar e limpar uma corrente de moto da maneira adequada garante que os passeios sempre sejam tranquilos. Ter um veículo bem conservado é sinônimo segurança e economia. E se você não quer ter dor de cabeça, deve prestar atenção no funcionamento de todos os componentes.

Como-lubrificar-e-limpar-uma-corrente-de-moto

Um dos pontos a serem acompanhados é o estado da corrente da sua moto. Essa peça faz parte do conjunto de transmissão secundário e pode ter uma vida útil bastante longa se forem tomados os devidos cuidados, como limpeza aliada à lubrificação. Mas, mesmo que você fique de olho em como está seu xodó, existem fatores que influenciam no desgaste da corrente. A notícia boa é que essa é uma tarefa relativamente fácil e você pode fazer por conta própria.

Conservação

Dos pontos que podem influenciar na boa conservação está a forma de condução do veículo que cada motorista possui, auxiliando assim em sua conservação ou na deterioração da corrente. Isso quer dizer que, se você não faz uma direção segura, é bem provável que a deterioração das peças seja bem mais rápida. Entretanto, existem outros fatores que podem modificar o estado da corrente, como o clima, a temperatura e o próprio tempo em que esta é usada.

Limpeza

A limpeza é o primeiro passo para que se mantenha conservada a corrente. Depois vem uma parte muito importante que não poderá falta nunca após uma limpeza, a lubrificação do componente. Mas para fazer a limpeza é preciso ter cuidado. Se ela for feita de qualquer jeito, pode acabar causando algum problema.

Veja também: Top 5: Motos mais econômicas do Brasil

Muitas pessoas acabam optando por usar querosene para esse trabalho, mas o produto é muito forte e pode acelerar o processo de corrosão da peça. Então o ideal é optar por um desengordurante próprio para corrente, que você deve aplicar aos poucos com a ajuda de uma escova.

Lubrificação

Para saber quando lubrificar a corrente, você pode se basear no manual do usuário, mas não use só ele. Você ainda deve prestar atenção nas condições da peça porque, como já dissemos antes, alguns fatores podem influenciar na conservação. Então fique sempre de olho para ver se é necessário fazer uma lubrificação. Por isso, lubrificar e limpar uma corrente de moto exige a técnica necessária.

Se quiser saber se a corrente está em bom estado, você deve observar se ela está com um aspecto úmido. Se não for o caso e ela parecer seca, está na hora de fazer uma lubrificação.
Você pode escolher entre graxa, lubrificante de corrente ou óleo de câmbio para fazer a lubrificação. A segunda opção é a ideal para quem não quer fazer muita sujeira na hora de aplicar.

Outros cuidados

Outro ponto para ter atenção quanto às correntes é que de vez em quando é preciso apertar um pouco a peça ou até mesmo afrouxá-la. A tensão do componente precisa ser a ideal para cada moto e ela varia de acordo com o modelo. O ideal é checar esse fator a cada 300 quilômetros rodados. Dessa forma, lubrificar e limpar uma corrente de moto da maneira correta depende, também, de fazê-lo na frequência adequada.

Cuidado nunca é pouco quando o assunto são as preciosas motos, por isso é preciso prestar atenção no estado do veículo. E se você quiser investir ainda mais no bem-estar do mesmo para que dificilmente ocorra algo de errado com as correntes.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas