Início » Carros » Lifan M7 2018 é promessa de minivan

Lifan M7 2018 é promessa de minivan

Em tempos de novidades da Lifan para o mercado brasileiro, previsibilidade não é exatamente o conceito mais presente no mercado. 2018 promete ser o ano em que a marca fará sua primeira mudança verdadeiramente significativa em relação à postura, com exemplos como o X80 – SUV grandalhão de sete lugares – e o recém anunciado e não confirmado Lifan M7 2018.

Enquanto a X80 pretende fazer frente a um ousado segmento habitado por Trailblazer e SW4, o Lifan M7 parece ter um alvo um pouco mais modesto, mas igualmente curioso: o segmento de minivans. Sem valores revelados, para o modelo Chevrolet Spin e Jac J6 seriam os principais concorrentes do modelo, no caso de confirmação de seu lançamento.

Saiba o que esperar deste possível lançamento bastante curioso:

Lifan M7 mira em segmento improvável

Já virou um mantra para o mercado brasileiro. Quando o consumidor busca um estilo um pouco maior, é praticamente garantido que quer um SUV. A despeito das críticas em relação a desempenho e propostas verdadeiras, os utilitários servem como carro familiar, como carro de executivo, como carro de demonstração de ascensão social e nas mais improváveis situações, desde que o estilo virou febre por aqui.

Neste conhecido e reforçado cenário, a Lifan – que planeja a chegada de seus novos SUV, como praticamente todas as marcas do país – faz um anúncio improvável: a chegada de uma minivan. Pouco tempo atrás, discutia-se por quanto tempo sobreviveria o Chevrolet Spin, última testemunha viva do segmento. Em seguida, no entanto, a JAC lançou o concorrente J6, e a Lifan trata da possibilidade de sua própria minivan.

É difícil determinar se o mercado chinês possui algum tipo de análise exclusivo que determina a retomada do segmento, ou se simplesmente está interessada em manter um catálogo mais amplo.

O que o Lifan M7 2018 deve oferecer?

Os projetos apresentados mantém uma tradição já conhecida da Lifan: inspirar-se fortemente em modelos já existentes. O que surpreende, neste caso, é a escolha. Seus traços são claramente próximos aos da Ford – muito bem executados, por sinal. Para alguns analistas, o estilo está muito semelhante ao do S-Max europeu.

Lifan M7 2018

No entanto, o M7 será capaz de acomodar até sete passageiros em seu interior, e terá o maior entre-eixos de sua categoria, se chegar por aqui.

Projeto gera dúvidas

Vale destacar que o Lifan M7, apesar de ser tratado como um modelo 2018, não carrega nenhum tipo de confirmação oficial. Pelo contrário – o modelo é apenas uma especulação com nível moderado de probabilidade.

Lifan M7 2018 interior

O projeto já apresentado não impressiona. É bem verdade que é improvável que uma minivan impressione no cenário atual, mas o Lifan M7 especificamente parece insistir em alguns erros de acabamento que já foram prejudiciais para a marca – algo que o X60 parece tentar evitar com muito mais êxito.

Motorização ainda incerta

Para o suposto projeto latino, o Lifan M7 é indicado com um provável 1.5 turbo, sempre a gasolina e sempre associado a um câmbio automático de oito velocidades. As opções chinesas em sua terra de origem, no entanto, são mias amplas, incluindo opção de câmbio manual ou CVT, além de motorizações 1.8 e 2.0. Não se sabe a respeito das intenções reais da montadora a respeito das motorizações, uma vez que nem mesmo a chegada do modelo por aqui é confirmada.

Lifan M7 2018 traseira

Ao que tudo indica, no entanto, o 1.5 turbo tende a ser bastante coerente com a proposta do modelo. Obviamente, não parece tão confortável quanto a motorização do Spin, mas a expectativa é que o Lifan M7 seja o mais acessível dentro do segmento.

Chega ou não ao Brasil?

Ainda não há confirmações sobre a chegada do Lifan M7 ao Brasil. Por aqui, todos os indicadores não são exatamente favoráveis à sua chegada. O segmento não é popular, e suas propostas fazem frente aos SUVs, que dominam o cenário.

Além disso, minivans são carros familiares, que geralmente são escolhidos racionalmente junto a um aspecto emocional de confiança na marca. Ainda é difícil determinar se a Lifan possui este tipo de confiança do mercado brasileiro.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas