Início » Todos os posts » Dicas » Lavagem técnica do motor do carro: como funciona e como fazer?

Lavagem técnica do motor do carro: como funciona e como fazer?

A lavagem técnica do motor do carro é de suma importância para seu funcionamento. A maioria provavelmente lava seu carro regularmente. Algumas pessoas, até mesmo lavam e enceram semanalmente. No entanto, muitos destes se esquecem da limpeza do motor. Afinal de contas, o motor está fora de vista, portanto, passa muitas vezes despercebido.

Contudo, a lavagem técnica do motor do carro deve ser feita regularmente e seguindo as devidas precauções. Antes de pegar uma lavadora de alta pressão e apenas arruinar o compartimento do motor, você precisa aprender como lavar um motor da maneira correta, sem destruir nada no processo.

É possível arruinar o motor durante a limpeza?

Se a lavagem técnica do motor do carro não for feita adequadamente, ela pode, sim, arruinar a peça. A verdade é que, embora existam muitos itens duráveis ​​sob o capô, há muitas coisas que você poderia arruinar por não usar as ferramentas adequadas. Por exemplo, componentes elétricos, sensores e controles eletrônicos.

Abaixo, você aprenderá como fazer a lavagem técnica do motor do carro de modo correto, sem para tanto danificar suas peças.

Etapas de lavagem técnica do motor do carro

Faça algumas remoções

Algumas tampas podem ser removidas manualmente ou ainda retirando seus parafusos. Assim, você poderá limpá-las também. Use os dedos e uma escova para remover as folhas secas e outros detritos. A pistola de ar funciona muito bem para soprar essas coisas.

Faça uma limpeza prévia

Em suma, remova qualquer detrito preso no compartimento do motor. Isto é, antes de começar a limpar a peça, remova folhas, grama, galhos ou outros detritos do compartimento do motor.

Esses detritos podem ser perigosos se deixados por muito tempo no sistema elétrico ou no motor. Afinal de contas, podem provocar incêndios. Portanto, fique atento. É comum que folhas se acumulem no para-brisas e acabem escapando para o motor. Além disso, durante o inverno, é comum que pequenos insetos construam ninhos entre os compartimentos mais quentes.

Lavagem técnica do motor do carro

Proteja o sistema elétrico do carro

Diferentes componentes do sistema elétrico do carro, incluindo a bateria, precisam ser cobertos adequadamente. A importância está em evitar danos graves causados ​​pela água. Afinal, o contato da água no compartimento do motor pode fazer com que alguns componentes elétricos se soltem e fusíveis estourem. Portanto, é indicado desconectar a bateria.

Cubra o sistema elétrico com sacolas plásticas

Precaução nunca é demais. Após remover a bateria, cubra o sistema elétrico com sacolas plásticas. As sacolas evitarão que o excesso de água cause curtos circuitos no sistema. Para tanto, proteja as seguintes peças com as sacolas:

  • Distribuidor
  • Alternador
  • Caixa de fusíveis

Além disso, cubra as entradas da vela de ignição e os fios soltos. É verdade que eles se molham em dias chuvosos, mas nada comparado a uma limpeza de contato direto e pesado.

Consulte o manual de serviço do seu veículo se você não tiver certeza se ele veio equipado com um distribuidor ou onde encontrar as entradas da vela de ignição.

Aqueça o motor

Opere o motor por alguns minutos até que esteja quente ao toque, mas não à temperatura máxima de operação. Isso ajudará o desengraxador a funcionar melhor. Isto é, a graxa será muito mais fácil de remover após ser aquecida. No entanto, não deixe o motor ligado por muito tempo ou você poderá se queimar quando iniciar novamente a limpeza.

Cubra o motor com desengraxante

Após devidamente aquecido conforme as instruções acima, cubra todo o motor com um desengraxante. Você também pode tentar erguer o motor. Nesse caso, rampas ou suportes de macaco melhorarão o acesso.

Feito isto, deixe o desengraxante agir por alguns minutos. O tempo de molho é importante, afinal, o desengraxante funciona corroendo a sujeira do motor. Para motores bastante sujos, três minutos são suficientes para soltar a graxa e o óleo. Para motores especialmente sujos, deixe o desengraxante de molho por cinco minutos antes de enxaguar.

Em seguida, reaplique-o nos lugares mais sujos, borrifando o desengraxante no motor de baixo para cima. Isso garantirá a cobertura total da peça.

Existem muitas marcas de desengraxantes para motores que você pode escolher, tendo em vista que a maioria delas trabalham da mesma maneira. Além disso, a maioria dos desengraxantes vem em um frasco de spray para tornar a pulverização no motor mais fácil e simples.

Lavagem técnica do motor do carro

Use uma mangueira

Utilize uma mangueira de jardim ou lavadora de alta pressão para enxaguar o motor de cima a baixo. Use o bocal de lavagem a 40 ou 25 graus para limpeza e enxágue, mas nunca com bicos de 15 ou 0 graus. Este último não afetará o metal, mas pode remover a tinta das peças ou cortar peças de plástico e borracha, fios, tubos ou mangueiras. Em seguida, utilize um pano úmido para limpar os resíduos de desengraxante da superfície.

Seque o motor

Depois de enxaguar completamente, use panos ou ar comprimido para secar o motor. Enfim, remova os sacos de plástico e use um pano com desengordurante para limpar as partes de baixo. E está pronta a limpeza! Com a devida paciência e cuidado, você realiza a lavagem técnica do motor do carro.

Benefícios da lavagem técnica do motor do carro

Temperaturas mais baixas do motor

Um motor limpo funciona mais frio, melhorando o desempenho do motor e a economia de combustível.

Mais fácil de trabalhar

Um motor limpo é mais fácil de trabalhar. Diagnosticar vazamentos é mais simples e consertar um motor limpo vai facilitar a tarefa.

Maior valor de revenda

A lavagem técnica do motor do carro também melhora o valor de revenda, se você resolver vendê-lo. Uma baía de motor suja diz que você não cuida do seu carro, e um comprador em potencial poderá desistir da aquisição.

Limpar o motor regularmente evitará o desenvolvimento de ferrugem

A sujeira da estrada e o sal são os maiores culpados no desenvolvimento de ferrugem, portanto, enxaguar o compartimento prolongará a vida útil do motor do seu veículo.

A próxima vez que você pensar em lavar seu automóvel, levante o capô e veja se não é hora de uma lavagem técnica do motor do carro!

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas