Início » Todos os posts » Segurança » Latin NCAP: como funcionam os testes de colisão?

Latin NCAP: como funcionam os testes de colisão?

O Latin NCAP, sigla utilizada para o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, é o mais conhecido programa de avaliação de segurança e mecanismos de proteção dos usuários de carros de rua. Trata-se de uma plataforma oficial de testagem e avaliação de desempenho e segurança dos veículos, e é o único teste realizado em laboratório independente, não pertencente às montadoras.

Atualmente, o sistema de avaliação utiliza-se de uma qualificação de cinco estrelas para determinar o quão seguro é um veículo em caos de colisão em diferentes cenários, com ocupantes adultos e crianças.

Latin-NCAP

A atuação do sistema de avaliação começou em 2010, e tem o objetivo de se consolidar como a avaliação regular dos sistemas ainda no ano de 2020, de acordo com metas firmadas entre os diferentes países.

Para o consumidor, saber sobre o Latin NCAP é mais que uma curiosidade: trata-se de uma forma de garantir que você sabe quão seguro é o veículo que está adquirindo. Por isso, saiba mais sobre a organização, e como ela funciona para a proteção dos consumidores:

Qual o objetivo da Latin NCAP?

A Latin NCAP busca garantir que os consumidores de veículos na América Latina e no Caribe tenho acesso a informações de segurança vindas de testes realizados em laboratórios independentes, que não sejam financiados ou construídos pelas montadoras dos veículos.

Veja também: Teste do alce: Saiba como o método analisa a segurança dos carros

Por meio deste trabalho, o objetivo dos testes é estimular que fabricantes e governos tenham processos cada vez mais rigorosos de produção e fiscalização a respeito da segurança fornecida nos veículos de seus consumidores.

Além disso, a instituição faz o trabalho de incentivo para que as legislações locais adotem as medidas de segurança estabelecidas como meta global pelas Nações Unidas até o ano de 2020. As diretrizes de boas práticas e segurança viária da ONU é prevista para implementação em todo o planeta até o ano de 2020, motivo pelo qual instituições como a Latin NCAP são especialmente importantes.

Onde são feitos os testes da Latin NCAP?

Todos os testes são realizados nos laboratórios da ADAC, em Munique, na Alemanha. Isso ocorre porque não há, na América Latina, nenhum laboratório que seja completamente independente das montadoras e revendas de veículos. Desta maneira, a instituição busca se manter livre de influências econômicas ou políticas das montadoras.

Todos os carros são testados? Como eles são escolhidos?

A Latin NCAP não possui orçamento do mercado automobilístico, reduzindo significativamente sua capacidade financeira de testes, especialmente considerando a quantidade relevante de países que estão sob sua responsabilidade nos testes. Desta forma, a instituição não consegue testar todos os carros, sendo necessário selecionar apenas alguns modelos mais relevantes, dentro de sua capacidade orçamentária.

Por isso, são escolhidos os modelos com maior volume de compra em cada mercado, de forma oferecer resultados de testes para a maior quantidade possível de usuários.

Como são feitos os testes?

Os testes são feitos com a colisão frontal dos veículos a 64 km/h, pois equivale à maior quantidade de acidentes existentes no mercado da América Latina e Cariba. Sempre são utilizadas as versões de entrada dos modelos, uma vez que, em regra, as versões mais avançadas contam com um melhor sistema de segurança.

Veja também: Teste de colisão: como é feito?

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas