Início » Todos os posts » Carros » Kit de Primeiros Socorros é realmente necessário?

Kit de Primeiros Socorros é realmente necessário?

kit-primeiros-socorros
Foto: Pixabay/CC

Os motoristas mais antigos devem lembrar-se da polêmica lei que obrigava o kit de primeiros socorros no carro. Segundo a lei, todo carro deveria carregar o equipamento de emergência em caso de acidentes e haveria multa e punição na Carteira Nacional de Habilitação para quem não carregasse seu próprio kit dentro do carro.

Na época, muitas pessoas indicaram que era apenas uma manobra para gerar multas e receitas com vendas dos kits e seus produtos, enquanto outros diziam ser uma causa nobre para ajudar com cuidados simples as pessoas que estivessem envolvidas em um acidente de trânsito.

Qualquer que fosse o motivo da lei, não há dúvidas de que a existência de um kit de primeiros socorros no carro pode ajudar uma pessoa que passou por um acidente e precisa, por exemplo, de um estancamento da saída de sangue até que um socorrista chegue, e é uma boa ideia ter seu próprio kit sempre à disposição no carro.

Kit de primeiros socorros é obrigatório?

No Brasil, não é obrigatório que o condutor carregue em seu carro um kit de primeiros socorros. A lei que passou a vigorar em 1999, que obrigava a presença do equipamento dentro do carro, saiu de vigor em abril do mesmo ano, gerando – inclusive – o cancelamento das multas aplicadas ao motoristas que não carregavam o material.

A famosa resolução número 42 de 1998 do Conselho Nacional de Trânsito ficou muito mais famosa por sua polêmica do que por sua usabilidade prática, afinal durou apenas cerca de quatro meses no país. Embora não seja obrigatório, no entanto, o kit ainda é recomendado e é um equipamento simples para que os motoristas carreguem em seus carros.

Quais os produtos são sugeridos para o kit?

kit-primeiros-socorros-2
Foto: Wikipedia/CC

Por não ser obrigatório, não há uma regra sobre como montar o kit de primeiros socorros, mas há produtos que são sugeridos por sua usabilidade recorrente em uma situação de acidente no trânsito.

Luvas de procedimento esterilizadas e gazes, por exemplo, são essenciais e são os itens mais utilizados em uma situação de contenção de um sangramento ou machucado. Por isso, recomenda-se, também, soro fisiológico, sempre dentro de seu prazo de validade, para auxiliar na limpeza da área dos machucados.

Além disso, ataduras, esparadrapos e curativos prontos podem ser úteis para casos menos graves ou até mesmo para pequenos machucados que não sejam necessariamente relacionados a acidentes de trânsito. Para manipular este material, recomenda-se uma tesoura, que também pode ser útil caso seja necessário cortar o tecido da roupa de uma vítima.

Qual a importância de um kit de primeiros socorros?

Há algo muito importante a ser dito a respeito do kit de primeiros socorros: como o próprio nome diz, ele é pensado para um primeiro atendimento à vitima de um acidente, com cuidados simples até que chegue a ajuda especializada.

Este equipamento não deve ser usado como uma solução para o estado de saúde do acidentado. Todas as recomendações de segurança são mantidas: é importante evitar mexer no corpo de alguém, que pode ter uma lesão na espinha, por exemplo.

Por outro lado, procedimentos simples, como estancamento de um sangramento forte, através da limpeza com o soro e da pressão com a gaze, pode salvar a vida de um acidentado, enquanto a equipe socorrista não chega.

Por isso, a utilização de um kit de primeiros socorros é importante, assim como a atenção à validade dos produtos, e um pouco de conhecimento básico sobre os procedimentos corretos para o atendimento de um acidentado, por parte de todos os motoristas.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos