Início » Todos os posts » Motos » Jaquetas para motociclistas: Como escolher o equipamento certo?

Jaquetas para motociclistas: Como escolher o equipamento certo?

As jaquetas para motociclistas não são um item obrigatório por lei, mas são um dos maiores aliados de qualquer piloto no que diz respeito à segurança em caso de acidentes. Sua utilização tem importância muito acima da estética e da proteção em relação ao vento: em muitos casos, uma boa jaqueta pode ser tão importante quanto o capacete para a sobrevivência do motoqueiro.

Em função da importância e da variação enorme de modelos disponíveis, com diferentes funcionalidades, seu preço varia muito, e a escolha de uma jaqueta ideal para motociclistas se torna complicada. É necessário definir a faixa de preço, o tipo de material, a quantidade de proteção e as funcionalidades adicionais que a peça deve oferecer.

jaqueta-motociclista

 

Uma boa escolha pode acompanhar o condutor por anos, assim como um bom capacete. Por isso, todo tempo dedicado para a pesquisa da jaqueta ideal é um investimento em segurança e conforto, e você não deve apressar a compra sem ter feito a lição de casa.

Saiba como escolher a jaqueta ideal para as suas necessidades:

O material correto

Há, basicamente, dois tipos de materiais que são utilizados para a confecção de jaquetas para motociclistas: o couro e a cordura. O mais popular é a cordura, feita de um material semelhante ao nylon, que é resistente, leve e flexível. Jaquetas deste material tendem a ser confortáveis e bem adaptadas a todo tipo de clima.

jaqueta

Muitas pessoas associam as motos às jaquetas de couro, belas e estilosas. O couro não é um material ruim, de fato: ele funciona muito bem em situações onde a resistência à abrasão (contra o asfalto, por exemplo) é necessária. No entanto, o fato de uma jaqueta ser de couro não a torna um bom equipamento de segurança.

Atualmente, boas jaquetas são fabricadas com pontos de proteção e absorção de impacto em locais estratégicos, como no cotovelo. Qualquer que seja o material da jaqueta que você deseja escolher, é importante que haja este tipo de proteção.

Airbag?

Algumas jaquetas oferecem a funcionalidade do airbag em casos de impacto. Eles inflam no momento da ativação, e protegem o pescoço e o tronco do motociclista, com o objetivo de evitar lesões graves na coluna e no tórax.

Os modelos brasileiros ainda não passaram por uma homologação – o que não quer dizer que sejam ruins, apenas não garantem que a funcionalidade seja realmente efetiva. Os modelos europeus são certificados, mas significativamente mais caros. Se você tiver condições de investir, é uma boa opção para ser considerada.

Conforto resulta em segurança

Um fator importante que nem sempre é considerado é o conforto da jaqueta. Pode parecer bobagem à primeira vista, mas o conforto é um fator que está diretamente ligado à segurança. As jaquetas para motociclistas devem oferecer flexibilidade para o piloto e estar bem ajustadas ao seu corpo.

De nada adianta um modelo ser extremamente bem equipado, utilizando os melhores materiais, se tempos mais longos de uso tornam-se cansativos e incômodos. A tendência é que uma jaqueta desconfortável torne a pilotagem mais propensa a acidentes, pois desvia a atenção do motociclista.

Fatores como a calor, o forro e, até mesmo bolsos são bastante relevantes, pois são amenidades que ganham importância com o tempo de uso, e podem ser decisivos no que diferencia uma viagem tranquila de uma viagem estressante e desconfortável – muito mais propensa a desatenções e acidentes.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos