Início » Todos os posts » Carros » Jaguar I-Pace 2019: SUV elétrico promete novidades

Jaguar I-Pace 2019: SUV elétrico promete novidades

Ao ouvirmos falar em um Jaguar I-Pace 2019, algumas figuras são bastante comuns em nosso imaginário. Em primeiro lugar, provavelmente está a noção e um carro luxuoso e conservador – um típico carro para poucos, diferenciado em todos os seus detalhes, que carrega os moldes de uma marca com história no mercado de luxo.

Algumas dessas características são verdadeiras. A parte conservadora, no entanto, está longe da realidade. Muito provavelmente, você não pensou que um modelo Jaguar tenha a intenção de fazer frente aos modelos elétricos da Tesla, certo? Eis a surpresa: este SUV elétrico está disposto a tomar a frente na briga de elétricos, e promete chegar ao mercado em menos de um ano.

Jaguar-I-Pace-2019

Saiba mais sobre o Jaguar I-Pace, que já foi confirmada pela montadora em sua linha de produção, após a apresentação do conceito, e deve chegar em breve ao mercado global:

Autoconfiança de quem se destaca no mercado

Quando uma marca que não está buscando se afirmar no mercado decide fazer algo novo, há dois fenômenos igualmente possíveis de ocorrerem: um deles é a possibilidade de as amarras de sua tradição impedirem que a novidade ocorra por correto; o outro, é a autoconfiança de tanta tradição permitir que a marca tenha coragem para tentar com todas as forças.

Veja também: Jaguar E-Pace 2018: SUV compacto virá ao Brasil

No caso do Jaguar I-Pace, parece ser a segunda opção. A marca já possui seu próprio SUV, o que não torna o tamanho uma novidade. Por outro lado, entrar para o segmento dos elétricos é inédito para a montadora, e parece ter empolgado a equipe de engenharia.

Em vez de manter o estilo do F-Pace e colocar um motor elétrico, a Jaguar optou por reduzir o comprimento do capô – já que não há um motor a combustão por ali – e aumentar o entre-eixos em quase 12 centímetros. Além disso, o modelo é cerca de 10 centímetros mais próximo ao chão para comportar as baterias e tornar o centro de gravidade mais baixo.

Energia e potência em níveis generosos

O Jaguar I-Pace 2019, em seu anúncio mais recente, promete um conjunto de baterias de 90 kWh, que deve ser suficiente para que o modelo tenha uma autonomia de quase 500 km com uma única carga. Além disso, a Jaguar já anunciou a possibilidade de recarregar 80% da bateria em apenas 40 minutos em sistemas de carga mais acelerados. Em tomadas comuns, o ciclo durará cerca de 10 horas – chamado de ciclo noturno.

Para fazer o SUV andar, a opção foi equipar o modelo com dois motores elétricos – um para cada eixo. Cada motor é capaz de produzir quase de 200 cavalos de potência, totalizando 397 cavalos com a dupla ativada. A Jaguar estima que o conjunto será capaz de acelerar de 0 a 100 em cerca de quatro segundos, graças à estrutura leve do modelo.

Como é de imaginar, os dois motores dispostos nos dois eixos tornam o Jaguar I-Pace um modelo com tração integral. Além disso, o SUV terá um sistema de atualização automática e sem necessidade de conexão para o software, o que significa que os proprietários receberão melhorias diretamente de sua casa, sem a necessidade de ir à concessionária.

Quando será a chegada do Jaguar I-Pace 2019?

Tudo indica que o Jaguar I-Pace 2019 chegará nos próximos meses, antes do último trimestre do ano. O modelo será produzido em sua planta na Áustria e, então, redistribuído para o mercado global.

Estima-se que, no mercado dos EUA, o modelo sairá por cerca de 100 mil dólares. Ainda não há um valor definido para o SUV por aqui, e nem mesmo há confirmação de que haverá uma via distinta da importação direta. Resta aguardar a posição oficial da marca no mercado brasileiro, e torcer para que o câmbio favoreça o preço do modelo após as eleições.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas