Início » Todos os posts » Leis de trânsito » IPVA 2018: como consultar, calendários e cuidados

IPVA 2018: como consultar, calendários e cuidados

Entre os proprietários de veículos, há um compromisso anual que simplesmente não pode ser evitado, e o IPVA 2018 já está prestes a ser cobrado dos condutores. É importante lembrar que todo veículo que não tiver seu IPVA em dia pode ser retido pela polícia, e só será liberado com a regularização da licença.

Além disso, pagar o IPVA em uma única parcela garante desconto que varia de estado para estado. Para os que optarem por pagar o imposto ao longo do ano, é importante dar atenção ao calendário de pagamentos do estado onde a placa do veículo está registrada. Em geral, estes calendários determinam o momento do pagamento com base no número final da placa.

IPVA 2018

Saiba como consultar o IPVA 2018 do seu veículo, quais são os fatores que merecem atenção especial, que quais são as diferenças que cada DETRAN estabelece para o estado no qual você se encontra:

Como conferir o valor e meios de pagamento?

Para conferir valores, prazos, formas de pagamento e demais informações a respeito do IPVA 2018 do seu veículo, é necessário consultar o site do Detran do estado no qual a placa foi registrada. A maior parte dos departamentos já oferece o pagamento antecipado em cota única durante o mês de janeiro.

Este pagamento antecipado pode garantir um desconto significativo para aqueles que guardaram o valor do tributo. Após o período, inicia-se o procedimento de pagamento parcelado, que é a forma mais tradicional de liquidar a dívida.

Ao acessar o site, você deve ter em mãos as informações básicas sobre o veículo, como seu código Renavam e placa. O Departamento de Trânsito de alguns estados pode exigir algum tipo de informação adicional.

IPVA e multas

Lembre-se que o pagamento do seu IPVA 2018 só pode ser feito se você quitar todas as multas vindas de infrações de trânsito ainda não regularizadas. Por isso, lembre-se de conferir antecipadamente a existência de alguma multa pendente.

Se você não tiver o valor dos impostos e das eventuais multas, não será possível obter o desconto de pagamento antecipado. Além disso, a regularização de infrações é requisito básico para que a licença possa ser renovada. Em outras palavras, nenhum veículo pode ser sua placa regularizada sem que todas as infrações tenham sido quitadas antes do pagamento do IPVA 2018.

Pagamento de acordo com a placa do veículo

Se você optar por fazer o pagamento parcelado do IPVA 2018, é absolutamente importante conferir o calendário de pagamento do estado no qual você vive. Em geral, divide-se o calendário em cerca de um mês para cada número final da placa, a partir de março. Dessa forma, evita-se a sobrecarga do Detran.

Os calendários geralmente podem ser conferidos junto à consulta do IPVA 2018 no site. Você também pode solicitar a informação indo ao Detran ou ligando para a central de atendimento em seu estado.

Cuidado: cada estado tem suas regras!

Você deve dar bastante atenção a respeito da origem das informações que você lendo, quando o assunto é o IPVA 2018. Como os Detrans possuem natureza estadual, é comum que a regra de uma unidade federativa não seja válida para outra.

Exemplos comuns são a organização do calendário e a adoção de bancos credenciados para pagamento. Por isso, é importante saber a os dados que são aplicados na região onde você vive.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas