Início » Carros » Instalar direção hidráulica no carro: vale a pena?

Instalar direção hidráulica no carro: vale a pena?

Enquanto a direção hidráulica ou elétrica é cada vez mais comum nos carros atuais, a necessidade de instalar direção hidráulica no carro usado sem este benefício torna-se cada vez mais urgente.

Muitas pessoas não tem a opção de compra do benefício na hora de adquirir o carro – seja em função do preço, ou por ter encontrado um bom negócio sem o opcional na hora da compra. Isso não quer dizer, no entanto, que elas simplesmente não queiram aproveitar a vantagem.

Na prática, instalar direção hidráulica no carro garante muito mais facilidade de condução. Em certos casos, o benefício pode tornar a condução até 80% mais leve, o que obviamente justifica o interesse em instalar o sistema.

A mudança, no entanto, também pode trazer algumas desvantagens, especialmente se o profissional responsável pela adequação não for especialista no assunto. Entenda os aspectos positivos e negativos de instalar direção hidráulica no carro:

Quais as vantagens de instalar direção hidráulica no carro?

A principal vantagem de se instalar direção hidráulica no carro depois que ele já foi comprado é, obviamente, o conforto. Seu uso facilita significativamente manobras diversas, especialmente em relação àquelas com o carro parado, como nos casos de baliza.

Além disso, é comum que instalar a direção hidráulica depois que o veículo é comprado saia mais barato que comprar o item de fábrica. Embora essa situação nem sempre proceda, é algo a se considerar em relação ao custo benefício – especialmente considerando os riscos intrínsecos à instalação tardia.

Quais as desvantagens de instalar direção hidráulica no carro?

As desvantagens, neste caso, não estão diretamente ligadas ao fato de ter a direção hidráulica instalada em um veículo, mas ao fato de fazê-lo de forma posterior à sua compra. Quando você adquire um modelo que teve a direção hidráulica instalada na fábrica, este sistema foi especificamente pensado para o veículo.

Instalar Direção hidráulica no carro

Isso fará com que ele funcione de maneira harmoniosa com todos os outros equipamentos presentes no veículo, o que não é exatamente garantido no caso de uma instalação posterior. Além disso, as modificações afetam diretamente a estrutura do carro. Isso pode levar a problemas que nem mesmo eram originalmente relacionados ao ponto da modificação para a instalação.

Quais as dicas?

As dicas são sempre recorrer a um modelo que já possui a direção hidráulica instalada originalmente. Isso evita várias dores de cabeça, mesmo que você faça a modificação em excelentes locais. É óbvio, no entanto, que isso nem sempre é possível, especialmente se você já conta com um modelo sem o benefício.

Neste caso, comece procurando um lugar de confiança. Dê preferência a uma oficina autorizada pela montadora do veículo. Em vez de marcar através de uma concessionária, no entanto, vá a essa oficina e converse com o mecânico.

Confira se ele possui experiência em instalar direção hidráulica no carro, e peça a ele uma avaliação sincera. Se ele prometer um resultado sem nenhum risco adicional, desconfie. Este tipo de adição geralmente envolve grandes mudanças que fogem das habilidades mecânicas  até mesmo dos mais habilidosos. Um especialista sincero deixará você a par dos benefícios e riscos que escrevemos neste artigo. Isso significa que ele entende sobre o assunto e não pretende enganar você.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas