Início » Carros » Hyundai Santa Cruz 2020: Análise, lançamento, preço e fotos

Hyundai Santa Cruz 2020: Análise, lançamento, preço e fotos

Prometido para o mercado e já adiado algumas vezes, o Hyundai Santa Cruz é um conceito de picape coreana. Esportiva, interessante e mais urbana do que off-road, a picape deve transformar-se em um modelo de linha em breve. Breve, na verdade, pode ser exagero, mas a verdade é que a Hyundai já confirma sua chegada no futuro.

Isso indica um reforço à ideia de que as picapes são cada vez mais interessantes para o mercado. Embora seja precipitado confirmar, o mercado brasileiro já demonstra um comportamento modificado em relação às picapes.

Fiat Toro e Renault Duster Oroch já demonstram um movimento fortalecido pela Fiat Strada. Com a confirmação do Hyundai Santa Cruz 2020, tudo indica de que o setor realmente chama a atenção.

Hyundai Santa Cruz 2020 foto
Hyundai Santa Cruz 2020

Entenda quais são as expectativas do mercado para a Hyundai Santa Cruz 2020, e o que a montadora já confirmou sobre o modelo:

Apresentado em 2015, prometido para o futuro

Apresentada no Salão do Automóvel de Detroit, em 2015, a expectativa era de que a Hyundai Santa Cruz 2020 já estivesse quase chegando ao mercado. Na realidade, sua produção foi confirmada algumas vezes.

No entanto, em declaração recente para a imprensa australiana, uma nova data foi apresentada. Segundo o montadora coreana, o modelo ainda será lançado, mas isso deve ocorrer apenas em 2020.

Os motivos para a mudança não são conhecidos, mas levantam suspeitas. O projeto do modelo é, de fato ousado. No entanto, ele não é tecnicamente muito mais complexo do que qualquer outro lançamento. O modelo utilizaria a mesma plataforma que a Hyundai ix35 usa por aqui, e a motorização não deve ser exclusiva, considerando que a Hyundai já possui uma boa linha de veículos maiores.

Qualquer que seja o motivo, o adiamento aumenta as expectativas. Especialmente em um ano em que novos estilos de picapes foram bem recebidas pelo pública, o interesse em um novo modelo empolga, criando uma série de especulação em torno da Hyundai Santa Cruz.

Hyundai Santa Cruz 2020: Uma picape esportiva

Baseando-se no conceito apresentado em 2015, pode-se dizer que a Hyundai Santa Cruz 2020 será um modelo diferenciado. Embora ainda estejamos a quase uma geração de distância de seu lançamento, o movimento de picapes com cara essencialmente urbana ainda é muito incipiente. Quando ele é realizado por um projeto do porte da Hyundai Santa Cruz, certamente chama a atenção.

Hyundai Santa Cruz 2020
Hyundai Santa Cruz – Foto traseira

Seu design é esportivo e quase agressivo. Ignorando-se a caçamba, é possível enxergar traços de um estilo diferenciado até mesmo para SUVs. Obviamente, é necessário considerar que há diferenças entre conceitos e os carros que efetivamente vão às ruas. Mesmo com o downgrade provável, seu visual esportivo empolgo.

Picape urbana para repensar segmentos?

Embora ainda faltem alguns anos para seu lançamento, é possível especular uma série de coisas sobre a Hyundai Santa Cruz. Partindo-se da plataforma utilizada, por exemplo, é possível dizer que ela participará de uma categoria superior à Fiat Toro, no Brasil.

Isso a colocaria diretamente em contato com as picapes médias. Fazer isso, no entanto, claramente é um erro. Ao analisar o projeto, percebe-se uma espécie de crossover com caçamba, em vez de uma picape média, propriamente dita.

Por isso, tudo indica que o modelo chegue para inaugurar um novo segmento. Estima-se – especialmente na Austrália – que ela será uma espécie de picape urbana capaz de encarar o chão, eventualmente.

No mercado brasileiro, pode-se dizer que ela cumpriria uma função semelhante à da Toro, mas em um segmento maior. Isso não a faz competir, necessariamente, com grandes nomes do mercado das picapes.

Neste sentido, é seguro dizer que o provável lançamento da Hyundai Santa Cruz 2020 definirá a linhagem de picapes da nova geração. Em um período de cinco anos, o mercado passará do modelo “picapinha ou picape média” para toda uma gama de possibilidades. A tarefa dura, no entanto, é precisar esperar até lá!

Hyundai Santa Cruz: Preço

O preço do Hyundai Santa Cruz 2020 ainda não foi divulgado oficialmente pela fabricante.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas