Início » Carros » i30N: revelado o primeiro esportivo N da Hyundai

i30N: revelado o primeiro esportivo N da Hyundai

Transportando tecnologias diretamente das pistas de corrida para a linha de produção da Hyundai, o i30N é a primeiro modelo coreano a ocupar a linha esportiva planejada pela marca. Revelado no mercado europeu, o modelo habita um conceito semelhante ao que a Citröen fez com a selo DS – esportividade que faz parte da marca, mas com autonomia de propostas.

Dessa forma, o i30N inspira-se, como o próprio nome sugere – na geração mais atual do i30, mas recebe um tratamento especial na performance e no acabamento. Muito mais esportivo e provocativo, o modelo é chega ao mercado para fazer frente a sucessos já estabelecidos como o Golf GTI.

Hyundai i30N 2018

Em comparação à concorrência, aliás, a Hyundai demonstra o comprometimento com a performance: com opções de motor 2.0 de 250 ou de 275 cavalos de potência, ela imediatamente passa a liderar o segmento, no que diz respeito à performance. A passagem do zero ao cem supostamente ocorre em pouco mais de 6 segundos – cifra admirável.

Além do motor, é claro, todo um conjunto de mudanças foram implementadas. A aparência é mais agressiva, o acabamento é mais premium em direção à esportividade, e a tecnologia é generosa em seu interior.

Confira quais foram as informações reveladas sobre o i30N, primeiro modelo do selo esportivo da Hyundai:

Agressividade aparente

Não é nenhum segredo que a Hyundai sabe fazer modelos com visual agressivo. No caso do Veloster, por exemplo, a aparência foi tudo o que restou de agressividade bem executada. O i30N, no entanto, é diferente. Suas quase três centenas de cavalos disponíveis não deixam ninguém discordar que o visual agressivo é justo.

Mais do que isso, a marca manda um recado. Em sua grelha, o tradicional símbolo da Hyundai convive ao lado de um símbolo secundário que ostenta a letra N, que será carregado pelos veículos da nova divisão. As grandes entradas de ar nas laterais do para-choques, as luzes diurnas em LED e a grelha escura de bom gosto combinam com o visual mais recortado de sua dianteira.

Hyundai i30N 2018 interior

Os detalhes em vermelho que permeiam o carro são discretos, mas deixam clara sua diferença em relação ao i30 regular em todos os detalhes. Além disso, a carroceria é mais baixa do que o modelo original, com o objetivo de garantir maior proximidade em relação ao chão.

Equipamentos generosos

Não há dúvidas de que a Hyundai não está poupando esforços para agradar os novos clientes da linha N. O i30N conta com todos os equipamentos que a concorrência oferece, sem nenhum indicativo de corte de custos.

Hyundai i30N 2018 traseira

O acabamento interno é exatamente o que se espera de uma linha esportiva: pedais e apoios em alumínio, volante esportivo e acabamento em couro para os bancos esportivos e os painéis chamam a atenção no bom gosto. Além disso, o modelo conta com sistemas multimídia integrados com Android Auto e Apple CarPlay.

Performance impressionante e configurável

Apesar de todos os seus pontos forte, obviamente é na performance que o i30N deve receber a maior atenção. O modelo será oferecido em duas versões, ambas com o recém apresentado motor 2.0 T-GDi. Mais potente que rivais como Golf GTI e Focus ST, sua versão básica oferece 35,8 kgfm de torque, e 250 cavalos de potência – o que torna necessário apenas 6,4 segundo para sair do zero aos cem.

Para quem prefere um pacote adicional de performance, o motor pode chegar a 275 cavalos de potência, otimizando ainda mais o desempenho do modelo, e tornando-o o líder no segmento no que diz respeito à aceleração, que faz de 0 a 100 em apenas 6,1 segundos, de acordo com a montadora.

Modos de condução ajustáveis

Outro aspecto chamativo do modelo é a possibilidade de escolher entre cinco modos distintos de condução, que vão desde o modo Eco, passando por Normal, Sport N e N Custom. Cada um oferece configurações distintas, mais ou menos voltadas para a esportividade.

No modo N Custom, por exemplo, pode-se selecionar diferentes comportamentos para adaptar o veículo à intenção de dirigibilidade de seu condutor.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas