Início » Carros » Hyundai Creta STC 2018: mais uma picape coreana?

Hyundai Creta STC 2018: mais uma picape coreana?

A Hyundai ganhou destaque no último Salão do Automóvel de São Paulo por apresentar uma série de novidades para o mercado. Entre elas, o Hyundai Creta STC 2018 estava definitivamente entre as estrelas da coreana.

Não é nenhum segredo que a Hyundai gosta de trabalhar com SUVs e modelos grandes – basta olhar para a generosa linha de utilitários da montadora. Com o novo modelo apresentado, no entanto, a montadora deixa claro que quer participar dos novos segmentos do mercado: as picapes intermediária compactas, inauguradas por Oroch e Toro.

Embora ainda seja essencialmente um conceito, o processo de transformar o Creta em uma picape deixa clara a intenção de entrar no mercado o quanto antes. Embora a montadora não confirme a chegada de um possível Hyundai Creta STC 2018 ao mercado, é difícil imaginar uma marca que não queira participar da categoria.

Ainda mais difícil, é imaginar uma marca com um projeto em fase avançada de desenvolvimento que simplesmente queira “exercitar a imaginação”, como a montadora coreana deu a entender.

Confira o que foi apresentado sobre o Hyundai Creta STC 2018, e quais as expectativas sobre este possível concorrente das novas picapes:

Mecânica não revelada, mas já especulada

A Hyundai foi cuidadosa ao oferecer informações sobre o seu protótipo de picape. Não revelou detalhes sobre a possível mecânica, mas não há motivos para imaginar que ela seria diferente do Creta SUV, que atende quase aos mesmo requisitos, em termos de peso, além de oferecer potência superior à concorrência.

Hyundai Creta STC 2018

As duas opções previstas para o Creta são um 1.6 de 130 cavalos de potência, e um maior 2.0, de 166 cavalos de potência. É o suficiente para uma picape destas dimensões, e faria sentido manter-se próximo ao modelo base, como uma forma de redução de custos e corte de necessidade de adaptações.

Fruto do Creta, mas pensando em novo visual

Embora indubitavelmente seja uma picape baseada no Creta, o Hyundai Creta STC 2018 não surge da geração atual do SUV. Na verdade, suas linhas gerais já indicam o que possivelmente se espera de uma futura geração do modelo, com linhas mais agressivas – aos moldes da identidade visual do novo Hyundai i30.

Com faróis em LED inclinados e finos, o conceito dá dicas sobre as expectativas visuais da marca para seus utilitários para o futuro. São linhas que mesclam agressividade e fluidez, com arestas menos pontiagudas do que os atuais modelos da marca.

Creta STC e Santa Cruz?

A indicação no nome do Hyundai Creta STC 2018 é bastante óbvia: STC faz referência à Santa Cruz, picape deporte um pouco maior que já foi apresentada, e possui produção confirmada para 2020. A grande dúvida, no entanto, é: se já há uma picape à vista, qual o motivo para a apresentação do novo protótipo?

O exercício pode representar a intenção da montadora sul-coreana de desenvolver uma linha mais completa de picapes. Seu catálogo de SUVs já demonstra que a Hyundai gosta de ter opções em linha, e não seria exatamente uma surpresa. O que surpreende é a proximidade entre os modelos.

É evidente que há uma distância de preços entre Duster Oroch e Fiat Toro, e ambas podem ser consideradas de categorias diferentes. No entanto, nenhuma marca declara oficialmente a intenção de competir nas duas faixas de valor de forma simultânea. Caso o Hyundai Creta STC 2018 seja tratado de forma mais definitiva, a montadora estaria praticamente confirmando sua participação em dois mercados muito próximos em uma faixa de tempo bastante curta.

Não seria exatamente uma estratégia absurda, considerando que os segmentos apresentam bons resultados e a Oroch parece ser um oponente especialmente capaz de ser batido. Mesmo assim, a estratégia agressiva e ousada seria uma surpresa, até mesmo para para a sempre surpreendente Hyundai.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas