Início » Carros » Honda Urban EV 2019: o elétrico com visual retrô

Honda Urban EV 2019: o elétrico com visual retrô

Chamando a atenção de praticamente toda a imprensa presente no Salão do Automóvel de Frankfurt, o Honda Urban EV 2019 tomou um espaço quase inesperado nas manchetes da mídia especializada.

Sem muito aviso prévio do que estava por chegar, o conceito foi apresentado com características que parecem brincar com sua própria natureza: tecnologicamente falando, trata-se de um modelo elétrico e amigável para o meio ambiente; visualmente, no entanto, o predomínio é de um visual retrô – para muitos, aliás, relembrando a primeira versão lançada do Civic.

Honda Urban EV 2019

A mensagem é razoavelmente simples, mas muito provocativa: o Honda Urban EV 2019 chega ao cenário para mostrar que não é necessário fazer um veículo que pareça vir do futuro para que ele funcione através de energia elétrica. Seja ele trazido ou não para o mercado, isso indica a postura da montadora japonesa em relação aos EVs. A proposta é de veículos “roda no chão”, eficientes e preparados para o mercado.

Visual simples, conceito instigante

Olhar para algumas imagens do Honda Urban EV 2019 é suficiente para perceber que a montadora levou muito a sério o desenvolvimento de um conceito que trouxesse uma mensagem poderosa.

Honda Urban EV 2019 portas abertas

Em uma primeira vista, parece ser simplesmente um modelo retrô, visualmente ultrapassado. Alguns instantes depois, percebe-se todo o cuidado para ver que o modelo está longe de ter sido esquecido no tempo: suas linhas são atuais, e remontam um aspecto retrô sem se tornarem velhas.

A carroceria mais quadrada ganha fôlego com as opções de lanternas e faróis avançados, enquanto o tamanho pequeno deixa clara sua proposta urbana. Por dentro, o uso de madeira mesclada com grandes painéis tecnológicos também passa uma mensagem inquestionável.

Tecnologia interna surpreende

Se o visual externo chama a atenção por suas linhas um tanto quanto retrôs, não se pode dizer o mesmo a respeito do interior. Olhar para dentro do veículo é o que determina o quanto a Honda está levando a tecnologia a sério.

O painel é composto por um display digital que ocupa toda a largura do carro e se estende para suas laterais. O motivo: o visual externo contido do modelo excluiu espelhos retrovisores externos, o que faz com que a visão lateral traseira seja projetada nestas telas através da ação de câmeras.

Contrastando com o toque de tecnologia, detalhes em maneira formam um visual minimalista e elegante, combinando com os bancos no estilo poltrona, que forma um total de quatro lugares disponíveis no compacto elétrico.

Ainda sem informações técnicas sobre o modelo

Por um lado, a montadora japonesa promete que o Honda Urban EV 2019 deverá chegar ao mercado em breve. Por outro, não faz muita questão de ser transparente quanto aos aspectos técnicos do modelo.

Honda Urban EV 2019 interior

Informações como potência, capacidade da bateria autonomia e quais serão as tecnologias que colocarão o elétrico em movimento ainda são um segredo da montadora, que parece estar entrando de vez no segmento elétrico – especialmente após a recepção empolgada da mídia com o compacto.

Promessa de chegada ao mercado em breve

É bem verdade que, a despeito da onda de lançamentos de conceitos elétricos por salões do automóvel ao redor de todo o mundo, as montadoras ainda estão longe de adicionar uma quantidade verdadeiramente representativa de modelos que abandonem os combustíveis de petróleo em sua linha.

Honda Urban EV 2019 traseira

Em geral, esses conceitos demonstram as intenções futuras da marca, mas raramente contam com uma data de estreia significativa. O Honda Urban EV 2019, no entanto, promete ser diferentes. Segundo a montadora, o modelo baseado no conceito deve estar no mercado europeu já em 2019.

Mais do que isso, a Honda revelou ter um calendário estratégico de lançamento de uma linha mais completa de elétricos para os próximos anos, focando especialmente em plataformas elétricas acessíveis, com a intenção de ocupar uma parcela significativa de sua linha.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas