Início » Todos os posts » Motos » Honda ou Yamaha? Qual é melhor?

Honda ou Yamaha? Qual é melhor?

Honda ou Yamaha? Esta é uma das dúvidas mais comuns em todos os fóruns e locais de discussão a respeito de motos populares no Brasil. As duas marcas dominam o mercado com grande folga, e raramente oferecem espaço para novas concorrentes.

Mas qual delas é melhor, afinal de contas? Cada uma leva vantagem em alguns critérios, perdendo em outros. Veja a análise dos principais pontos, e defina qual é a melhor marca para você, de acordo com suas prioridades:

Design

Começar a comparação entre Honda ou Yamaha é um tarefa ingrata, mas necessária. Já é o primeiro indicativo de que as duas marcas dependem muito da opinião do comprador, para pontuarem.

Honda ou Yamaha? Qual melhor marca de motos?
Honda CB Twister ABS x Yamaha Fazer 250 BlueFlex

No aspecto visual, a Honda parece buscar linhas um pouco mais modernas, que lembram curvas e conceitos geralmente encontrados em carros. Se toques de agressividade geralmente são elaborados em vincos na fibra, e ela busca parecer mais robusta através destes vincos na “lataria”.

Já os modelos Yamaha, por sua vez, demonstram-se mais magros, com um visual mais mecânico. Isso também costuma agradar e passar um certo charme mais purista.

Por isso, no quesito design, o que conta é o gosto pessoal ao se comparar modelos Honda ou Yamaha.

Motorização, mecânica e tecnologia

Tradicionalmente, fala-se que se a preocupação é o custo das peças, a Honda é a melhor opção, mas que a Yamaha em durabilidade e tecnologia. Na prática, é difícil determinar isso com exatidão.

No entanto, é possível afirmar que entre Honda ou Yamaha, a segunda realmente investe em tecnologia e inovação. Não que isso seja necessariamente ruim para a Honda. Especialmente no mercado brasileiro, a posição de liderança da montadora faz com que o estímulo a tentar fazer algo novo seja reduzido. Pelo outro lado, a Yamaha constantemente buscar esforçar-se e diferenciar-se, para fazer frente à concorrente.

Honda ou Yamaha: Preços

Os preços de uma moto Honda ou Yamaha regulam-se nas diferentes categorias em que competem. Promoções e negociações podem fazer com que o modelo de qualquer uma das montadoras saia mais barato do que o preço de tabela da concorrente.

Por isso, o critério de preços iniciais é pouco eficaz para determinar algo na hora de escolha.

Manutenção e assistência

Diferentemente do item anterior, há algumas diferenças importantes neste quesito. A Honda é conhecida por oferecer a assistência mais barata do país, além de ter uma alta disponibilidade de peças. Além disso, suas peças são mais baratas do que as da concorrente.

Por outro lado, as peças da Yamaha geralmente são mais duráveis, tornando a conta mais complicada, na hora da comparação. Além disso, o seguro de uma Yamaha tende a ser mais barato do que sua concorrente Honda.

Em relação à assistência, a Honda é a montadora com mais revendas no país. No entanto, seja sua moto Honda ou Yamaha, não é nada difícil encontrar uma assistência oficial para o modelo.

Segurança

No que diz respeito à segurança de uso, a Honda ou Yamaha já são suficientemente consolidadas no mercado. O problema aparece apenas no que diz respeito à violência.

Por vender mais peças no mercado paralelo, os modelos Honda costumam ser mais visados por ladrões. Isso torna o seguro mais caro, e a segurança um pouco mais precária nos centros urbanos.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas