Início » Carros » Honda Odyssey 2018 retoma força das minivans

Honda Odyssey 2018 retoma força das minivans

Apesar da tendência cada vez mais estabelecida de substituição das minivans pelas queridinhas do momento, as SUVs, o Honda Odyssey 2018 busca demonstrar que ainda há espaço para os carros familiares que não sejam utilitários.

É curioso, aliás, o recado que parece ter sido encontrado no Salão do Automóvel de Detroit deste ano, a respeito do segmento. Além da estreia do Honda Odyssey 2018, a VW lançou o Buzz ID – outra minivan. Ao que tudo indica, a nova linguagem do segmento promove versatilidade, tecnologia e conveniência.

Saiba mais sobre a minivan da Honda, recém apresentada no Salão de Detroit:

Poucas novidades estéticas

No caso do Odyssey 2018, a Honda parece ter concentrado suas forças especialmente no interior. As mudanças visuais exteriores são leves, embora realmente representem melhorias.

Parte de seus traços parecem entrar em concordância com a identidade visual da Pilot, SUV de porte maior da montadora. Além disso, a adoção de faróis e lanternas em LED e uma nova grade buscam mitigar um dos pontos fracos entre as minivans: a falta de apelo emocional.

Motorização generosa

Uma das novidades para o Honda Odyssey 2018 é a utilização da mesma arquitetura da Pilot e da Ridgeline – parte dos pesados da Honda global. Isso demonstra que o modelo é desenvolvido para ser capaz de fazer força. Por isso, não é surpresa a manutenção do V6 de 3.5 litros como a única opção disponível.

Honda Odyssey 2018

Destaque especial deve ser dado, no entanto, para a melhoria em sua capacidade. Dos antigos 250 cavalos de potência, o motor evoluiu para mais de 280 cavalos. Além disso, a mudança no sistema de câmbio é muito bem vinda: o sistema automático de seis velocidades será substituído pelo mesmo da Pilot, com nove marchas. Nas versões mais altas, pode-se escolher, ainda, um sistema com dez velocidades, ainda mais eficiente em relação ao consumo.

Um novo nível de versatilidade

Um dos destaque do modelo anterior da minivan era a possibilidade de retirar a parte central da segunda fileira de assentos para facilitar a passagem ou a organização dos lugares no veículo. Em sintonia com a boa recepção da funcionalidade, o modelo recebeu ainda mais atenção para a versatilidade dos assentos.

Honda Odyssey 2018 foto

Pode-se pensar até mesmo em novas distâncias entre as fileiras, ou simplesmente facilitar o acesso à terceira fileira, mantendo confortáveis assentos individuais. Tudo depende de como o proprietário quiser organizar os bancos.

Tecnologia interna vai além

Quando pensamos em uma minivan, versatilidade, conforto e tecnologia são palavras chave. Em geral, tecnologia representa, neste caso, meios de entretenimento e conectividade. Se é isso que esperamos, o Honda Odyssey 2018 não gera decepção: uma tela de oito polegadas para a central multimídia adicionada de uma enorme tela de 10.2 polegadas para as fileiras traseiras, com aplicativos de música e capacidade de integração com smartphones, fazem parte do sistema.

Honda Odyssey 2018 interior

Mas não são as telas que impressionam. O sistema permite comunicação interna entre os passageiros, para que não seja necessário gritar com as crianças que brigam na terceira fileira enquanto outras duas berram na fileira intermediária (afinal, passeios familiares não são assim?).

Para quem busca ainda mais controle, câmeras mostram, para o motorista, como estão seus passageiros, podendo-se escolher entre visão ampla do interior do veículo ou focar individualmente em alguém ou algum ponto.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas