Início » Carros » HB20X 2018 chega com poucas novidades

HB20X 2018 chega com poucas novidades

O HB20X 2018, aventureiro do hatch de enorme sucesso da Hyundai, não deve apresentar muitas novidades em relação ao seu modelo atual. Na verdade, quase tudo deve ser mantido até a chegada da nova geração do HB20, que deve ocorrer para a linha 2019 ou 2020.

Os aventureiros de hatch tentam pegar carona no desejo crescente por crossovers e modelos cada vez mais versáteis – mesmo que raramente precisem sair da cidade. Neste caso, levam a filosofia ao extremo: não permita a cara aventureira dar a entender de que o modelo é capaz de ter longas jornadas em meio ao barro, pois não muito além de aspectos visuais são modificados nesta categoria.

Sem mudanças para modelo 2018

Como já mencionado, não deve haver mudanças para o HB20X 2018. O motivo é óbvio: não faz sentido repensar no modelo com a conhecida iminência de uma nova geração do HB20 chegando entre as linhas 2019 e 2020.

Quando o hatch-base for modificado, a versão X deve acompanhar as mudanças quase que instantaneamente, uma vez que sua presença dá valor de marketing ao modelo regular, mesmo que seu sucesso de vendas nem mesmo compare-se ao hatch padrão.

Visual continua sendo ponto forte

O visual é, certamente, um dos pontos mais fortes do HB20X 2018, junto à sua motorização, em relação à concorrência. A concorrência acerta, especialmente com o Onix Active, em soluções que mesclam ao visuais essencialmente urbanos de hatches e a robustez típica de um conceito aventureiro.

O HB20X 2018, no entanto, sabe jogar ainda melhor com suas linhas, que são as mais ousadas da categoria de hatches de entrada. O arrojamento do carro base parece contar pontos para poder adicionar características mais robustas sem que o carro perca suas linhas singulares de personalidade.

Mais caro do que a concorrência

Enquanto o visual e a performance do HB20X 2018 são diferenciais em relação ao Onix Active, a relação de custo entre os modelos não é exatamente equivalente, e – neste aspecto, o aventureiro da GM ganha mais pontos. O HB20X 2018 parece precisar de uma versão superior ao Active para oferecer o mesmo conjunto de itens.

Hyundai HB20x 2018

A diferença entre as opções com central multimídia avançada, por exemplo, é de R$ 5 mil a mais para o Hyundai. É necessário considerar, no entanto, que ser motor é mais potente em todas as versões, restando decidir ao comprador aquilo que parece compensar ou não os valores.

A fama de caro, no entanto, não parece incomodar. Tanto é que o HB20X 2018 vai manter sua versão mais exclusiva, que adiciona bancos de couro e vários mimos, que o Active atual nem mesmo oferece na linha.

Motorização interessante

Um dos aspectos positivos do HB20X 2018 está sob o capô. Seu 1.6 é capaz de produzir até 128 cavalos de potência, e 16,5 kgfm de torque. Isso quer dizer que o modelo não chega a fazer feio, como se poderia esperar na categoria, no que diz respeito à capacidade de ter aventuras.

Na verdade, o modelo é mais pensado para a performance limpa do que para a aventura, e isso fica claro em diversos aspectos. Enquanto seu hatch regular pende cada vez mais para o lado dos três cilindros e do bloco 1.0, a versão X é oferecida apenas na versão 1.6. São mais de 20 cavalos de diferença em relação ao concorrente Onix Active 1.4, que entrega 106 cavalos.

Prova de que o HB20X 2018 poderia ser considerado uma versão mais esportiva do que aventureira é a sexta velocidade da transmissão manual, que adapta seu desempenho em alta velocidade a baixas rotações, adaptando-se bem à estrada. Isso permite um consumo mais contido do combustível em altas velocidades, assim como uma experiência mais suave de cruzeiro.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas