Início » Bicicletas » Grupos de pedal: Dicas e motivos para participar de um

Grupos de pedal: Dicas e motivos para participar de um

Os grupos de pedal são comunidades organizadas por ciclistas e para ciclistas, sem fins lucrativos, com o objetivo de reunir pessoas que enxerguem, no ciclismo, algo de especial, além de um simples meio de transporte.

Cada grupo possui suas próprias regras, e variam desde aqueles que simplesmente buscam marcar pedaladas em conjunto, até aqueles que declaradamente lutam por algum tipo de demanda relacionada ao ciclismo, e reúnem as pessoas interessadas neste interesse em comum.

Grupos de pedal

Qualquer que seja o seu objetivo como ciclista, certamente há um grupo de pedal que combina com você e irá auxilia-lo a ir cada vez mais longe.

Para todos os estilos

Se você utiliza a bicicleta para ir ao trabalho, ou gosta de pratica mountain bike ao finais de semana – ou, até mesmo, se é um aspirante a ciclista de competição profissional – há grupos de pedal gerais, e grupos específicos, basta você encontrar qual deles mais se encaixa com o que você procura, ou qual combina mais com a sua personalidade.

Em grandes cidades, a quantidade de grupos de pedal é maior, por motivos óbvios, e pode ser mais fácil encontrar grupos específicos que combinem com o que você está procurando.

Já em centro urbanos menos populosos, pode ser necessário que você encontre um grupo menos especializado no estilo que você gosta – o que não o torna menos enriquecedor para sua experiência como ciclista.

Grupos de pedal: quais os benefícios de participar de um?

Há diversos tipos de benefícios ao se participar de um grupo de pedal:

  • Informação e dicas: conhecendo outros ciclistas mais experientes, você aprende técnicas, termos e cuidados necessários que levaria bastante tempo para descobrir na prática. Além disso, pode contar com estas pessoas na hora de resolver dúvidas sobre equipamentos novos, por exemplo;
  • Socialização: ciclistas são reconhecidos por formarem grupos naturalmente unidos em função de seu interesse em bicicletas, e esta é uma ótima forma de conhecer pessoas com que você pode compartilhar seu hobby e descobrir coisas novas;
  • Estímulo para seguir em frente: é muito mais fácil de se desistir de algo, quando não há ninguém encorajando você a continuar, e compartilhando de suas conquistas específicas naquela atividade. Participar de grupos de pedal ajuda seus membros a continuarem no meio, e seguirem praticando o esporte de forma cada vez mais intensa;
  • Conquistas: alguns grupos gostam de dedicar-se a temas mais políticos, no que diz respeito às conquistas dos direitos dos ciclistas. Ao participar de um grupo do tipo, é possível que você contribua, por exemplo, com a conquista de sua cidade ao obter uma ciclovia, ou melhores condições para a prática do seu esporte;

Onde encontrar grupos de pedal?

Há diversas formas para encontrar grupos de pedal que combinem com você. Se você não participa de nenhum e ainda não possui muitos conhecidos no ciclismo, uma das formas mais fáceis é recorrer à internet.

Em geral, os grupos de pedal possuem a missão de popularizar o ciclismo, e são extremamente receptivos a novos participantes – por isso, funcionam como uma ótima forma de incentivar a sua própria prática.

Estes grupos podem ser encontrados nas redes sociais, tanto em grupos próprios, quanto em grupos gerais destinados ao ciclismo como um todo, onde pessoas trocam informações e experiência. Além disso, a plataforma “Loop Bikes” possui um índice com grupos de pedal registrados nela, divididos por cidade, que podem facilitar sua pesquisa, caso a comunidade ciclista de sua cidade já conheça a plataforma.

Crie seu grupo de pedal!

Além disso, se você não encontra nenhum grupo que combine com o que você procura, não tenha medo e crie o seu!

Os grupos caracterizam-se por expressar algum tipo de ideal, e certamente há quem busque o que você quer oferecer – é assim que os grupos ganham força e estimulam uns aos outros. Além disso, você não precisa participar de um único grupo, aumentando sua rede de contatos com outros ciclistas.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste