Início » Todos os posts » Leis de trânsito » Gravame do Detran: O que é? Quanto custa?

Gravame do Detran: O que é? Quanto custa?

São tantos os documentos necessários para comprar um carro que, muitas vezes, alguns são esquecidos e pegam as pessoas de surpresa. O gravame do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é um desses documentos. A expressão gravame significa encargo, ônus. No caso do Detran, o gravame é um documento pago pelo comprador do carro e busca trazer maior segurança e tranquilidade no momento da compra.

Gostemos ou não da existência de taxas e procedimentos para a negociação de carros, é obrigatório entender como funcionam, e quando deve ser pagos. Isso evita surpresas desagradáveis. Além disso, garante segurança na hora da negociação e de obter a documentação.

Entenda o que é o gravame do Detran, como funciona e quais são seus objetivos:

O que é?

Quando uma pessoa compra um automóvel por meio de financiamento ou consórcio e inicia o pagamento das parcelas, esse automóvel fica proibido de ser transferido para qualquer pessoa pelo sistema do Detran. Ou seja, enquanto todas as parcelas de pagamento do veículo não tiverem sido quitadas, o carro não poderá ser transferido para ninguém.

Entretanto, além de pagar todas as parcelas necessárias, é preciso pagar a taxa do gravame do Detran. Como o veículo encontra-se proibido de ser transferido no sistema do Detran, o comprador do automóvel deve realizar a baixa do gravame no Detran para poder transferi-lo ao seu nome.

Ou seja, o gravame do Detran é uma taxa que deve ser paga ao Detran no estado da compra do veículo. Ao pagar essa taxa, o carro fica liberado para ser transferido para um novo proprietário.

Gravame do Detran

Com o pagamento dessa taxa, a financiadora responsável pela venda do veículo deverá comunicar o pagamento ao Detran. Assim, o Detran poderá emitir um Certificado de Registro de Veículo e um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. O carro será, então, oficialmente do comprador.

Sistema Nacional de Gravames

Para facilitar o controle e emissão de gravames no país, o Sistema Nacional de Gravames foi criado. O objetivo principal desse sistema é garantir segurança tanto às financiadoras de veículos quanto aos compradores.

Nesse sistema, é possível consultar informações sobre o gravame do Detran, seja de qualquer estado brasileiro. Assim, compradores de veículos podem consultar dados sobre seus gravames e analisar o que ainda falta para oficialmente comprarem o carro. As financiadoras também usam esse sistema para comunicar o pagamento da taxa do gravame ao Detran.

Com esse sistema, as possibilidades de erros ou golpes nas taxas de gravame do Detran foram reduzidas de forma significativa. O controle e consulta de informações dos gravames ficou mais fácil e ágil.

Ao acessar o sistema, se houver a indicação de um gravame para um veículo, significa que existe uma restrição financeira. Ou seja, ele não pode ser transferido.

Preço do Gravame

O valor da taxa do gravame do Detran é muito variável. O preço depende do Detran do estado em que a compra está sendo realizada. Assim, é necessário verificar junto ao Detran o valor que deverá ser pago para oficialmente comprar o veículo.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos