Início » Carros » Gol GT Concept: Tudo sobre o modelo conceito da Volkswagen

Gol GT Concept: Tudo sobre o modelo conceito da Volkswagen

A apresentação do Gol GT Concept é o renascimento da esperança de esportividade dos fãs do Gol no país. Há quem diga que a última versão do compacto que mereceu qualquer menção a “esportivo” morreu no início dos anos 2000, com a descontinuidade do GTI.

O Gol GT Concept, embora não seja um modelo de linha, reaviva a ideia de esportividade em um dos compactos mais populares do Brasil. Mais do que isso, demonstra a intenção da VW em elevar a forma como seu Gol é compreendido no mercado.

Saiba mais sobre o Gol GT Concept, e o que se especula sobre o modelo no atual Salão do Automóvel, onde está exposto:

Apresentação no Salão do Automóvel e referências nostálgicas

Não há dúvidas de que o Gol GT Concept é aquilo que no cinema seria chamado de fan service. É um carro desenvolvido para impressionar o público leigo e, ao mesmo tempo, encantar os verdadeiros fãs do compacto.

Parece que em todos os seus detalhes, alguma referência é feita a alguma das três versões esportivas produzidas do Gol (GT, GTS e GTI). O nome faz referência ao esportivo dos anos 80, e seu visual mescla linhas atuais (muitas, aliás, inspiradas no Golf) com referências atualizadas de características das versões antigas.

Isso faz com que o Gol GT Concept seja um dos principais destaques do estande alemão no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece durante o mês de novembro. A surpresa de sua presença é outro fator que valoriza o modelo no evento.

Visual impressionante

Como já mencionado, os aspectos visuais do conceito mesclam referências às versões antigas com padrões estéticos atuais. O modelo é, ao mesmo tempo, agressivo, sofisticado e detalhista.

Dentro das linhas gerais possíveis em relação ao visual do Gol, o GT Concept parece conseguir extrair a maior agressividade visual possível. Simultaneamente, detalhes em vermelho e cuidados de acabamento sofisticam a aparência, tornando o veículo ainda mais interessante.

Acabamento interno bem resolvido

Por dentro, a mensagem fica clara: trata-se de um esportivo. Bancos em concha, acabamento mantendo as linhas externas e direção horizontalmente estreita – típicos de modelos esportivos – marcam presença.

Um detalhe interessante (e animador, para quem gostaria de ver o carro rodando) está em algumas escolhas estéticas. Ao apresentar um conceito, é comum que montadoras façam um interior futurista que, não raro, foge da realidade. O Gol GT Concept parece com um interior bastante possível para o que viria a ser um modelo de linha.

Seus instrumentos não fogem de uma realidade comercial de produção, e o material utilizado não parece capaz de encarecer fatalmente o modelo. Seria uma dica da VW para o público?

Motorização possível não divulgada

Apesar das dicas e expectativas, a Volkswagen não fala nada sobre uma possível motorização do modelo, caso chegasse ao mercado. Na verdade, a montadora opta por apenas fazer silêncio.

As especulações são de que o modelo beneficiaria-se com uma versão turbo da família TSI – e não seria surpreendente se o fizesse com um motor 1.0.

Sem informações sobre planos de sair do conceito

Nunca é demais relembrar que o Gol GT Concept trata-se de um conceito. Isso significa que seu desenvolvimento possui o caráter demonstrativo, assim como tantos outros conceitos que servem de inspiração para modelos futuros ou simplesmente acabam caindo no esquecimento.

É verdade, no entanto, que a atenção chamada pelo modelo durante o evento torna difícil que a VW simplesmente ignore o barulho que seu compacto causou. Da mesma forma, a montadora já possui conhecimento o suficiente para saber que uma versão esportiva do Gol despertaria interesses, e pode ter utilizado o evento para testar a recepção da imprensa em relação aos planos atuais.

O fato é que, oficialmente, o modelo ainda não possui planos para entrar em produção. Isso significa que não há valores cogitados ou informações confirmadas sobre inserção do mercado. Ao menos por enquanto, segundo contam os rumores…

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas