Início » Carros » Frigobar automotivo: para que serve? Como funciona?

Frigobar automotivo: para que serve? Como funciona?

Em tempos nos quais é cada vez mais comum que carros tenham seu próprio tablet ocupando posição central no console, um frigobar automotivo já não parece exagero, certo? A verdade é que cada vez mais itens relacionados a pequenos confortos são desenvolvidos para quem busca formas de amenizar o tempo perdido no trânsito – seja em viagens, engarrafamentos ou no trajeto diário.

Opções como cafeteiras, preparos rápidos de alimentos e, claro, o frigobar automotivo são cada vez mais comuns entre os principais acessórios. No caso do frigobar, a intenção é oferecer uma opção para amenizar o calor, ou manter algum lanche previamente preparado pronto para ser consumido sem o risco de estragar durante a viagem.

Frigobar automotivo

Embora possa parecer um exagero para muitos, é uma opção muito útil para quem passa muito tempo no interior do veículo. Na verdade, alguns modelos até mesmo oferecem um porta luvas refrigerado de fábrica – o que indica que a ideia de um frigobar automotivo não é tão maluca assim.

Saiba como funciona esse interessante e útil equipamento, suas vantagens e principais aspectos na hora de escolher seu modelo:

Como funciona o frigobar automotivo?

Na prática, trata-se de um pequeno equipamentom que costuma ser encaixado entre os bancos frontais, para trás do freio de estacionamento. Alguns modelos também permitem a instalação no banco de passageiros, geralmente nos casos em que são um pouco maiores.

A maior parte dos modelos é ligado diretamente na fonte de 12v, por motivos óbvio. Alguns deles também oferecem entradas para ligação em tomadas comuns, o que a torna versátil e útil – seja para o uso fora do carros, ou para situações como campings.

A maior parte dos equipamentos disponíveis no mercado, atualmente, apresentam volume para gelar entre seis e nove litros. Algumas oferecem suportes especiais para encaixar certos tipos de bebidas e alimentos, enquanto outros oferecem um grande espaço livre.

Por que ter um dessa em seu carro?

É provável que se você tem motivos para adquirir um frigobar automotivo, nós nem precisemos demonstrar as vantagens de ter um desses. A verdade é que é comum que os trajetos de carro sejam cada vez mais longos, e sempre vem a calhar ter uma água ou suco gelado, ou garantir que um docinho, fruta ou sanduíche feitos em casa ou comprados pelo caminho estejam devidamente condicionados para não estragarem, bem como protegidos do sol.

Se você costuma viajar, os motivos são ainda maiores. Não é necessário dizer quanto tempo um frigobar automotivo pode poupar ao longo das viagens, sem falar no conforto de ter sua água, suco ou refrigerante na temperatura certa durante todo o trajeto.

O que considerar da hora de comprar um frigobar automotivo?

Há alguns fatores essenciais que precisam ser levados em consideração para que você faça um boa escolha. Em primeiro lugar, é claro, há o custo benefício. Você pode encontrar uma grande variação de preços, desde versões muita baratas e de marcas praticamente anônimas, até produtos fabricados por marcas conhecidas no mercado. Se possível, opte pelas marcas conhecidas e por sua garantia mais confiável.

Além disso, considere a litragem que você precisa em seu equipamento, e a forma como ele é internamente dividido. Alguns modelos são um pouco menores, mas as divisões internas são planejadas de forma mais eficiente, fazendo parecer que consegue carregar mais coisas em seu interior.

Outro fator fundamental que você deve considerar antes da compra é a forma de encaixe, não apenas do frigobar automotivo, mas do espaço destinado para ele em seu veículo. Alguns carros já contam com espaços adaptados para outras funções no local onde o equipamento normalmente é encaixado, e é possível que ele não seja compatível. Considere suas opções de encaixe e instalação antes de fazer a compra!

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas