Início » Todos os posts » Carros » Fórmula Truck: 20 anos de caminhões em alta velocidade

Fórmula Truck: 20 anos de caminhões em alta velocidade

Caminhões, corridas e automobilismo podem não ser conceitos que pareçam se reunir muito bem – a menos que você conheça a Fórmula Truck. Desde 1996, a competição é a responsável por colocar caminhões na pista de corrida, chamando atenção pela combinação inusitada e pelo esporte de alto nível técnico que se desenvolveu a partir da ideia ao longo dos anos de provas.

A Fórmula Truck é, hoje, um dos principais eventos do automobilismo brasileiro, estando entre as provas de maior relevância e prestígio para as quais os autódromos do país preparam-se e fornecem sua estrutura.

formula-truck-1

O acompanhamento televisivo do evento também é um fator de destaque, especialmente em um cenário de automobilismo nacional pouco explorado pela mídia. Os eventos são transmitidos ao vivo em televisão aberta durante os domingos.

História

A história da Fórmula Truck é marcada pelo pioneirismo e pela constante luta em busca da segurança nesta categoria de corrida ainda tão pouco explorada em relação a seus limites. A primeira prova de corrida de caminhões da história do Brasil ocorreu em setembro de 1987 no Autódromo Internacional de Cascavel, no interior do Paraná.

A prova foi organizada através do contato entre caminhoneiros dispostos e jornalistas da área, e foi chamada “I Copa Brasil de Caminhões”, reunindo 35 pilotos. Este evento tinha a intenção de funcionar com a estreia da categoria, em busca da comprovação de que as provas poderiam ser realizadas de forma segura.

formula-truck

Apesar dos esforços, um piloto acabou se envolvendo em um acidente fatal, e  não houve a realização de um novo evento até o ano de 1994, mais de meia década depois, com novas regras e preocupações. Este evento foi realizado no Autódromo de Interlagos.

Com o sucesso da nova configuração do evento, foi possível realizar quatro novas provas de demonstração e confirmação da popularidade da categoria já em 1995. Segundo os registros da organização, uma destas provas foi capaz de reunir um público superior a cem mil pessoas – o que confirmou o interesse na existência de uma categoria automobilística focada em caminhões.

Em 1996, foi criada a Fórmula Truck, com um circuito nacional e homologação garantida pela Confederação Brasileira de Automobilismo. A primeira etapa contava com treze caminhões disputando a prova no autódromo de Guaporé, no Rio Grande do Sul.

Regras e Velocidade

A Fórmula Truck conta com sistema de treino classificatório para definição do grid de largada em cada prova, e os vencedores são definidos de acordo com a regularidade de seus resultados. Durante a temporada, os pontos de cada piloto são contabilizados de acordo com sua posição no término da corrida.

Em função da necessidade de segurança significativa para os pilotos de caminhões de corrida, há algumas regras bastante rígidas para garantir a integridade de todos. Em todos os circuitos, por exemplo, são utilizados um radar para controlar a velocidade máxima dos caminhões, em determinados locais da pista.

Os caminhões podem ultrapassar os 200 km/h na pista de corrida, o que é uma velocidade impressionante, para veículos tão pesados. As ultrapassagens e a velocidade máxima, no entanto, são fatores constantemente controlados para que a competitividade e o espetáculo não coloquem a vida de nenhum piloto em risco.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos