Início » Todos os posts » Carros » Ford Territory 2020 será importado da China e baterá de frente com o Jeep Compass

Ford Territory 2020 será importado da China e baterá de frente com o Jeep Compass

Os SUVs já se tornaram uma tendência, mesmo no Brasil. Por aqui, já não é mais tão raro encontrar um carro dessa categoria andando pelas ruas. Além disso, cada vez mais montadoras estão trazendo veículos com essas características. Alinhado a esse pensamento, a Ford está para estrear no mercado brasileiro o Ford Territory 2020. Esse modelo chega no ano que vem em território nacional.

O objetivo desse modelo é bem claro: rivalizar com o Jeep Compass, o principal concorrente que a categoria possui. Para enfrentá-lo, o Ford Territory 2020 traz uma série de novidades interessantes e será importado diretamente da China para cá com algumas modificações. Entre elas, podemos mencionar algumas adições ao painel, acabamentos mais refinados, além da mudança do nome para se adequar a realidade ocidental.

Ford Territory 2020

O novo modelo da montadora americana é uma evolução sútil quando comparado ao antecessor Ford Territory 2019. Porém, ele se posiciona cada vez mais dentro da categoria SUV. Ao fazer isso, deixa o espaço de crossover para outras versões da fabricante. As medidas do novo Territory deixam isso bem claro:

  • Comprimento: 4,58 metros
  • Largura: 1,94 metros
  • Altura: 1,67 metro
  • Entre-eixo: 2,71 metros

Como crossover entre carro de passeio e SUV, a Ford pretende posicionar o Ford Escape 2020 dentro dessa categoria. Ademais, considerando o encerramento das linhas Focus, Fiesta e o provável fim do Fusion, era de se esperar uma grande movimentação da montadora para o ano de 2020. Portanto, é provável que teremos muitas outras notícias sobre seus modelos nos próximos meses.

O Ford Ecosport 2020 é um que recebeu novidades antecipadas, já revelando algumas das novidades que o principal SUV da marca receberia. Porém, o Territory tem como foco um público um pouco mais luxuoso, especialmente se levarmos em conta os acabamentos da parte interna, as funções e opções de motorização que serão provavelmente oferecidas quando o carro chegar por aqui.

Ford Territory 2020

Por dentro do Ford Territory 2020

Com um entre-eixo de 2,71 metros e largura de 1,94, era de se esperar um grande espaço interno nesse modelo. Uma análise atenta realmente permite confirmar que o Ford Territory 2020 é muito espaçoso, especialmente nos bancos traseiros, com três assentos completos, encosto para cabeça nas três posições e apoio para braço central. O assoalho é praticamente plano, o que dá ainda mais espaço para os passageiros que vão acompanhar o motorista. Além disso, também é importante mencionar o cinto de três pontas em todos os bancos.

Na parte da frente, o motorista tem bastante espaço, mas que parece pequeno se considerarmos outros modelos da própria montadora, como o Escape. Isso acontece por conta do grande painel do Territory, que avança até a área central com carro e o câmbio automático tradicional. A aparente falta de espaço é compensada por um painel todo plano cuja tela praticamente se esconde no acabamento preto brilhante.

O banco do motorista possui ajustes elétricos e permite uma grande variação de posição. Entre os bancos da frente, há um compartimento de armazenamento generoso, criado especialmente para aproveitar o espaço que a continuação do painel ocupa neste modelo da Ford. Nos acabamentos, percebemos uma mescla entre o couro e o plástico.

É curioso perceber que o Escape 2020 vai se posicionar acima do Territory 2020. Isso considerando que o primeiro é o SUV oficial da montadora. Enquanto isso, o Escape, como um crossover, parece ter um acabamento mais refinado, mas que pode causar certa estranheza para alguns, especialmente por conta da central multimídia saltada como se fosse um tablet no painel.

Debaixo do capô

Equipando o Ford Territory 2020, provavelmente teremos o mesmo motor 1.5 turbo de 145 CV da versão argentina. Tudo isso gerenciado por um câmbio CVT. Na China, o modelo tem até mesmo uma versão 100% elétrica e outras híbridas, mas que dificilmente chegarão por aqui. Com uma probabilidade um pouco maior, existe a chance de uma versão flex ser lançada. Além disso, talvez uma variante mais voltada a potência também chegue aqui.

Vale destacar que o câmbio do carro é automático de 6 marchas. Tudo isso impulsionado por um motor Mitsubishi, licenciado para o uso nesse modelo da Ford. Por não ter se pronunciado muito sobre a motorização, é um pouco difícil especular sobre essa questão no momento. É por isso que a fabricante acaba reforçando outros pontos de atenção em seu carro, como a parte tecnológica, que é muito bem servida.

Ford Territory 2020

Tecnologia de ponta

Um aspecto que fica muito claro no Ford Territory é o alto investimento em tecnologia. É fácil perceber que o modelo foi pensado para agradar aqueles que gostam da modernidade. O carro não só tem os conectores tradicionais (USB padrão) e modernos (USB tipo C), presentes também no banco traseiro. O Territory terá até mesmo o carregamento sem fio, embora as especificações ainda não tenham sido divulgadas.

Acompanhando a tela de 10 polegadas do painel, o modelo da Ford terá a capacidade de oferecer uma imagem 360º do carro. Isso por conta de uma série de câmeras instaladas em pontos estratégicos do veículo. Tudo isso funciona de forma integrada ao assistente de estacionamento. O sistema de desvio de faixa e monitoramento de ponto cego também aproveitam a tecnologia. Aliás, essas são novidades interessantes e que poderiam estar presentes em mais modelos da montadora.

O Ford Territory também terá o chamado piloto automático adaptativo, da sigla em inglês ACC. Esse mecanismo ajuda a realizar uma série de ações sem a interação do motorista, como freio para evitar colisão frontal, manutenção da distância entre faixas e constância na aceleração e velocidade. Vale ressaltar também que o veículo terá um sistema de comunicação em tempo real com modem embarcado e conectado ao FordPass, sistema inteligente da fabricante.

Lançamento do Ford Territory 2020

O lançamento desse carro em território brasileiro já é uma certeza. Embora alguns detalhes ainda permanecem obscuros, sabemos que o modelo chegará por aqui para ajudar a completar a linha de veículos da Ford. A expectativa é que o Ford Territory chegue custando entre R$ 110 mil e R$ 130 mil. O valor vai depender da motorização e customização do comprador.

O Ford Territory 2020 com certeza é um carro interessante para os consumidores que possuem poder aquisitivo para comprá-lo. Ele faz frente a um dos modelos de SUV mais desejados do momento, o Jeep Compass. Além disso, o modelo da montadora realmente oferece uma série de características interessantes para a categoria. Porém, ainda é cedo para dizer se ele será um rival à altura para o concorrente.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas