Início » Todos os posts » Carros » Ford Territory 2019 deve concorrer com Jeep Compass

Ford Territory 2019 deve concorrer com Jeep Compass

O Ford Territory 2019 é a nova e mais quente aposta da Ford. A montadora está centrada no lançamento de segmentos mais promissores e sólidos. Nesse trajeto, a fabricante retirou de linha o impopular Focus Argentino, cujas vendas foram inexpressivas na versão sedã e hatch. Agora, a montadora está comprometida em peso com as pratas da casa: picapes, compactos e, para coroar, SUVs. Na última categoria, encontra-se sua maior aposta, o Ford Territory 2019, com expectativas de boa recepção no mercado.

A onda de SUVs veio para ficar

A marca Ford está começando a reagir à tendência de SUVs, sendo reanimada para a voga que o modelo está conquistando. Anteriormente, a fabricante teve uma prévia da celebridade dos SUVs com os dez anos de reinado do EcoSport.

Com o sucesso estrondoso de seu precursor, a concorrência cresceu substancialmente na “carona” de seu pioneirismo: o EcoSport conquistou adversários de peso, e a Ford parece enfim formular uma resposta. Com o Ford Territory 2019, a montadora pretende reabrir as portas para um novo triunfo no segmento.

Ford Territory 2019

Com essa estratégia, que investe no que há de mais proeminente para a fabricante, a marca retorna à competição com um novo fôlego. O espaço está aberto para a montadora, e o Ford Territory 2019 promete um retorno triunfal ao mercado de SUVs médios.

A estimativa prevê a exportação chinesa dos Ford Territory 2019 para o fim deste ano. Ansiosos, os responsáveis se comprometeram em agilizar o processo e disponibilizar o modelo ao mercado o quanto antes.

Enquanto isso, em contrapartida, as exibições servem de barômetro: a marca continua medindo a reação e recepção do público ao seu novo SUV médio, buscando prever um cenário favorável.

Não à toa o Ford Territory foi exibido na China durante o mês de setembro de 2018: o modelo médio de SUV compõe a parceria da montadora Ford com a marca chinesa Jiangling Motors.

Embora sua plataforma seja de veículo chinês, a Ford supervisionou todo o processo. Os custos dos SUVs chineses são consideravelmente mais baixos do que os SUVs nos Estados Unidos –  medida que visa atender o mercado emergente.

Ford Territory 2019

Ford Territory 2019 versus Jeep Compass

Em primeira instância, é possível dizer que o porte externo do Ford Territory 2019 é ligeiramente excedente ao que encontramos no Jeep Compass. Além disso, a impressão sugere que seu espaço interno é também superior ao do Jeep.

O motor do Ford Territory 2019 é de cento e sessenta e três cavalos, com um ponto cinco turbo e câmbio automático de seis marchas.  O Ford Territory 2019 não possui tração 4×4, limitando-se somente à dianteira.

Desse modo, concluímos que o Ford Territory 2019 está se aquecendo para rivalizar com aquele que corresponde a sessenta e cinco por cento das vendas do Jeep: o Compass Flex.

Alguns se perguntam quanto ao preço do veículo importado. Segundo o executivo da marca Ford, a possibilidade do Ford Territory 2019 apresentar um preço bastante competitivo existe. Apesar disso, o volume de exportação pode sofrer algumas limitações com essa tentativa de equilíbrio.

Seja como for, esse parece só o início desse duelo de titãs: o modelo Ford Territory 2019 alçará a montadora Ford a um pódio de disputa que promete acirrar com os anos.

Uma coisa é certa: a cartada com o Ford Territory 2019 oferecerá à Ford uma oportunidade de rever sua estratégia no Brasil; com esse lançamento, as terras tupiniquins poderão até mesmo ganhar uma produção local nos próximos anos.

Características do Ford Territory 2019

A essa altura, já sabemos que o SUV médio é uma das surpresas grandiosas e promissoras da montadora Ford. O Territory é um projeto em conjunto, apresentado pela marca Ford e sua parceira chinesa, Jiangling Motors.

O modelo, que foi exibido primeiramente nas terras chinesas, corresponde ao mesmo segmento do Jeep Compass – modelo que reina absoluto por dois anos. O Ford Territory 2019 ainda procura prospectar a recepção do público, com chances significativas de ser exportado para ou produzido no Brasil e Argentina (através do Cone Sul).

Mas o que há para dizer sobre o modelo Ford Territory 2019, a nova aposta ousada da marca Ford? O modelo apresenta diferenciais aos concorrentes mais assíduos?

É possível observar semelhanças de vincos entre o Ford Territory 2019 e o pioneiro da marca, o famoso EcoSport. Além disso, o modelo SUV médio faz ponte com o Escape, embora seja este último maior e derivante de uma segunda montadora.

Ford Territory 2019

O modelo conta com luzes diurnas de rodagem em seu para-choque. Além disso, a equipagem é somada aos seus faróis integralmente iluminados por LEDs. Nas laterais, é notável uma característica ascendente: os vincos marcados e tradicionais.

O teto, por seu lado, é em modelo “arco”, e exibe um efeito flutuante. Tal efeito se deve à ação das colunas traseiras, que contam com molduras escuras e vidros espiã anexados. A iluminação de LEDs está também presente nas lanternas horizontais, destacando a dimensão do modelo.

O Ford Territory 2019 dispõe de recursos de comando semiautônomos, muito embora sua projeção provenha de um produtor em desenvolvimento. Entre seus mecanismos semiautônomos estão:

  • Sistema de baliza automática com câmera de 360 graus;
  • Controle de cruzeiro adaptativo;
  • Assistente de ponto cego;
  • Assistente de manutenção de faixa;
  • Alerta de colisão;

Vale ressaltar que o Ford Territory 2019 apresentado consiste na versão do top Titanium. O modelo possui detalhes amadeirados, além de acabamento com couro macio e perfurado nos painéis da porta. Seu teto solar é panorâmico, e o SUV médio ainda dispõe de iluminação indireta. Não menos importante, sua central multimídia desfruta de 10,25 polegadas.

Sua distância é expressivamente superior à entregada por seu “nêmesis”, isto é, o líder de concorrências Jeep Compass. O Territory da Ford é espaçoso, com quatro metros e cinquenta e oito centímetros de comprimento por dois metros e setenta e um centímetros entre eixos. Enquanto isso, seu competidor conta somente com dois metros e sessenta e três centímetros.

O Ford Territory 2019 ainda apresentará um novo EcoBoost 1.5, versão com injeção direta pra lá de potente. Além do câmbio automático, em terras chinesas, o modelo Territory irá dispor de uma configuração do gênero plug-in, isto é, o híbrido que pode ser recarregado na tomada.

Com essa aposta, a Ford promete voltar com tudo aos holofotes dos SUVs!

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas