Início » Carros » Ford Focus 2018 chega à quarta geração

Ford Focus 2018 chega à quarta geração

O Ford Focus 2018 deve marcar a quarta geração do modelo de forma global. Estima-se que, na linha 2018, todos as concessionárias Ford estarão vendendo a geração atualizada do modelo. Isso destaca a Ford, mais uma vez, como uma das marcas de grande volume mais globalizadas do mercado.

Por aqui, o modelo segue chegando diretamente da Argentina. A quarta geração do Focus possui a difícil tarefa de enfrentar velhos concorrentes de peso, como é o caso do Golf. Há alguns anos, o modelo foi mais vendido que o hatch alemão, que recuperou a liderança com a nova geração. A esperança da Ford é que a atualização volte a virar o jogo.

Saiba o que esperar do Ford Focus 2018, e quais são as novidades reservadas para o mercado:

Geração deve incluir versão híbrida e elétrica

A nova geração do Focus terá expectativa de vida de seis a oito anos. Em um segmento tão competitivo, os modelos raramente conseguem manter-se no topo sem atualizações recorrentes (como o Ford Fiesta, que manteve a geração desde 2008, com expectativa de troca apenas em 2018).

Na nova versão, percebe-se que o Focus 2018 deverá seguir algumas tendências da categoria. Em especial, no que diz respeito à fonte de energia. A Ford não faz nenhuma questão de manter segredo em relação a estes novos planos: espera-se uma versão totalmente elétrica e um versão híbrida, de carregamento plug-in, do Focus 2018. Estes modelos seriam concorrentes diretos do e-Golf e do Golf GTE.

Motorizações ainda são puramente especuladas

Apesar do saber-se das versões elétrica e híbrida, os motores das versões a combustão ainda não foram confirmados para o Focus 2018. É praticamente certo que os conjuntos virão da família EcoBoost, mas suas litragens e configurações exatas ainda são dúvidas. Há, até mesmo, quem cogite uma versão 1.0 para o modelo, enquanto as apostas mais altas são de um EcoBlue 2.0.

As motorizações comuns, por óbvio, não consideram versões especiais, como ST e RS, que devem ganhar mais força frente ao GTI da Volkswagen. O modelo ainda deve ser oferecido, em alguns mercados, com tração integral, e – como de praxe – em versões a diesel na Europa.

Híbrido deve fazer frente ao Prius e ao e-Golf

Um dos pontos mais empolgantes do Focus 2018 é, certamente, a configuração híbrida. Embora o elétrico também tenha um apelo enorme, são as versões híbridas que apresentam maior viabilidade comercial, no que diz respeito a preços praticáveis.

O Focus 2018 deve fazer frente dupla. Em primeira lugar, deve enfrentar seu concorrente direito, o e-Golf, que possivelmente chegará com preço mais elevado. Por outro lado, faz frente ao Prius, ao oferecer um modelo com apelo muito mais popular, com as mesma vantagens de consumo.

Em relação ao Golf, o Focus apresenta a vantagem (ou não) de ser um modelo menos específico em relação ao nicho. Em relação ao Prius, sua vantagem é óbvia, considerando o visual polêmico do modelo da Toyota. Comparando-se ao japonês, a possibilidade de uma carroceria em estilo SUV inspirada no Focus poderia representar uma verdadeira ameaça ao híbrido pioneiro no mercado.

Itens devem focar em conforto e segurança

Há algumas gerações, o Focus carrega alto nível de sofisticação. O Focus 2018 não será diferente. Assim como a maioria dos lançamentos mais atuais da marca, o modelo carregará o sistema SYNC 3 como solução multimídia.

Com comando de voz e alta integração com smartphones, o sistema ainda contará com tela flutuante sensível ao toque de 8 polegadas. Integrações com Android Auto e Apple CarPlay marcam os pontos positivos do Focus 2018 em conectividade.

Como ocorre há algum tempo na linha Ford, deve-se também adotar uma série de sistemas autônomos de segurança, para o modelo. É o caso, por exemplo, de sensores de frenagem automática na cidade e controle adaptativo de velocidade. A lista completa dos novos equipamentos ainda não foi divulgada pela Ford.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste