Início » Todos os posts » Carros » Conheça o Ford Escape 2020, SUV que chegou para brigar com o Jeep Compass

Conheça o Ford Escape 2020, SUV que chegou para brigar com o Jeep Compass

A Ford está passando por uma grande reformulação em sua linha de produtos. Modelos que antes eram bem conhecidos por aqui deixarão de existir. Aos poucos, eles e passarão a dar lugar a novas variantes da fabricante. Entre as novidades, temos o Ford Escape 2020. Essa versão vem para concorrer diretamente contra o Jeep Compass e oferecer uma nova opção para aqueles que buscam um carro híbrido.

O Ford Escape 2020, também conhecido como Kuga em outros mercados, é um veículo que mescla características de um modelo de passeio e um SUV. Assim, trata-se de uma espécie de crossover entre essas duas categorias, misturando alguns detalhes que estão presentes em ambas variações de carros. Essa é uma boa notícia? Ou será que a montadora errou a mão ao oferecer esse modelo aos consumidores?

Ford Escape 2020

Apesar de novo por aqui, o Ford Escape 2020 já é a terceira geração desse modelo. Porém, pode ser que a Ford chegue com esta variante ano que vem pela primeira vez no mercado brasileiro. Até o seu antecessor, era perfeitamente possível confundi-lo com um Ecosport, carro em que o novato praticamente se inspirou. Contudo, na nova geração é possível ver a inspiração no novo design adotado pela fabricante.

A montadora já confirmou que o sucesso do Ford Territory 2019 vai ser lançado no Brasil, importado da China. Ainda este ano, a empresa deixou o mercado em expectativa ao apresentar o Ford Escape 2020 para os jornalistas em um evento nos Estados Unidos. A ideia seria importá-lo como um modelo superior do Territory, brigando diretamente com o Compass da concorrente Jeep. Outro oponente do Escape seria o Toyota RAV4, que faz bastante sucesso por aqui.

Carro de passeio, visual de SUV

Primeiramente, vale lembrar que o Ford Escape se enquadra no que o mercado chama de crossover. Ou seja, um intermediário entre duas categorias distintas de veículos. No caso desse modelo, ainda mais em sua versão 2020, temos um meio termo entre um carro de passeio e um SUV. Os SUVs, a propósito, praticamente se estabeleceram como um padrão para os novos carros lançados, trazendo uma série de características que começam a se tornar obrigatórias em novos modelos.

O que deixa clara essa distinção no caso do Ford Escape é o porte avantajado quando comparado a um Focus, por exemplo. O carro é mais alto, mais largo e consequentemente mais espaçoso. Confira algumas de suas principais características técnicas.

  • Comprimento: 4.585 mm
  • Entre-eixos possui 2.710 mm
  • Largura: 1.882 mm

Em resumo, o visual é aquele inspirado no novo Focus, que deixou de ser vendido por aqui e só está disponível na Europa. Diversos detalhes chamam atenção nesse modelo. Na parte traseira, a disposição das lanternas agora segue uma linha horizonta, com o vidro avançando bastante para a parte do porta-malas. O nome do modelo, estampado atrás, possui letras bem espaçadas, lembrando bastante o que acontece em modelos concorrentes, como alguns da Jeep.

Agora o Escape deixa para trás as linhas e traços bem marcantes para dar lugar a um desenho mais arredondado e suave. É uma diferença bem grande quando comparado ao antecessor. Na parte frontal, o nariz segue o estilo que a Ford tem com o esportivo Mustang, o que é chamado de shark face (ou nariz de tubarão). A adoção desse novo estilo favorece bastante a aerodinâmica, algo que também aconteceu com o novo Ford Ecosport 2020 quando ele foi anunciado.

Ford Escape 2020

Por dentro do Ford Escape 2020

Considerando a parte de dentro, a inspiração foi claramente o novo Focus. Afinal, esse é o modelo que a montadora vai seguir para todos os modelos que possuem um maior valor agregado, o que não inclui seus modelos mais populares – o Ford Ka, mais especificamente. Dependendo do modelo, o Ford Escape 2020 vai possuir um painel totalmente digital e com uma central multimídia flutuante, destacando-se bastante como se fosse um tablet.

O desenho do painel é mais horizontal quando comparado a geração anterior. É possível perceber isso claramente ao olhar o painel diretamente, especialmente nos pequenos detalhes da saída de ar e da central multimídia. Na versão final para o consumidor, a Ford prometeu quatro saídas de alimentação para dispositivos móveis, incluindo um conector USB tipo C.

Outro detalhe interessante e novo em relação ao antecessor é a manopla de câmbio, que agora é giratória. Vale destacar que a variante 4×4 (que pode ou não chegar no Brasil), terá um seletor específico para a escolha dos modos de condução. O acabamento interno do Ford Escape 2020 é bem interessante, adotando, em sua maioria, uma textura emborrachada. Além disso, algumas partes também são metálicas, enquanto outras são plásticas.

Há considerável espaço interno nesse modelo. Existe aquele tradicional túnel na parte de trás do assoalho do carro. Entretanto, ele é discreto e bem menor do que nos veículos tradicionais. Pelo que é possível observar, há espaço de sobra para uma pessoa grande ficar bem confortável no banco traseiro, mesmo acompanhado de outras duas pessoas com o mesmo porte.

Debaixo do capo

Nos Estados Unidos, o Ford Escape 2020 chegará em quatro variações diferentes. Eis as características principais de cada uma delas:

Ford Escape 2020 S e SE

  • 5 Ecoboost Turbo (3 cilindros)
  • Potência de 183 CV
  • Torque 24,5 kgfm

Ford Escape 2020 SEL e Titanium

  • 0 Ecoboost Turbo
  • Potência de 253 CV
  • Torque 38 kgfm

Ford Escape 2020 SE Hybrid

  • 5 Híbrido Plug-in (PHEV)
  • Motor ciclo Atkinson e um elétrico
  • Potência combinada de 212 CV

Ford Escape 2020 Titanium

  • 5 Híbrido (PHEV)
  • Motor ciclo Atkinson e um elétrico
  • Potência combinada de 200 CV

Vale ressaltar que a Ford, com o Escape 2020, é apenas mais uma das montadoras a oferecer um carro elétrico em território brasileiro. Inclusive, algumas outras fabricantes possuem carros totalmente movidos a eletricidade, um passo importante em direção a sustentabilidade.

Ford Escape 2020

O novo posicionamento da Ford

De fato, não faz muito tempo que a Ford determinou que iria parar de vender o Focus mundialmente. Esse modelo seria focado apenas na Europa. Algo parecido aconteceu com o Fiesta, que também será descontinuado em vários mercados. Também é possível estimar que o Fusion não terá uma vida muito longa. Por isso, faz todo sentido a Ford lançar o Escape aqui no Brasil, substituindo os modelos que serão descontinuados.

Enfim, é evidente que a montadora vai manter as suas linhas de carros mais vendidas – Ka e Ka Sedan. Entretanto, é provável que a marca comece a investir pesado em suas SUVs e picapes. Isso é bem evidente se considerarmos o lançamento do Territory para 2020, modelo que será importado da China. Com o Ford Escape 2020, a companhia vai recomeçar a construir o seu portfólio por aqui. Afinal, o objetivo é manter a boa imagem que tem diante dos brasileiros.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas