Início » Todos os posts » Carros » Filmes de corrida: Os melhores clássicos

Filmes de corrida: Os melhores clássicos

Não basta ser apaixonado por carro. Entender de corrida e conhecer os principais filmes do gênero são tópicos que não podem faltar na rotina de quem gosta de acelerar sobre quatro rodas.

Por isso, hoje eu separei uma lista com os melhores longas-metragens da categoria de todos os tempos. Confira:

24 horas de Le Mans (1971)

Neste clássico, Steve McQueen é Michael Delaney, um americano piloto de corridas. Mesmo depois de ter quase morrido na pista, ele volta ao famoso circuito de Le Mans disposto a vencer.

Outras motivações para conferir o filme são as cenas envolvendo verdadeiras brigas entre Ferraris 512 e Porsche 917, e a participação de pilotos como Vic Elford, Brian Reagan e Jo Siffert.

Corrida contra o destino (1971)

Corrida contra o destino é, sem dúvida, um forte candidato ao primeiro lugar da lista dos principais filmes de corrida.

A película conta com um excelente trabalho cinematográfico, com cenário do sudoeste norte-americano, e ainda tem como estrela principal um Dodge clássico.

No filme, Kowalski (Barry Newman) é um ex-fuzileiro, ex-corredor automobilístico e ex-policial. Em uma viagem, o herói de guerra precisa entregar um Dodge Challenger em San Francisco.

Até aí nada demais… O problema é que seu estilo – digamos agressivo – de dirigir chama atenção da polícia, que começa a perseguir o protagonista com força total.

Bullit (1968)

Mesmo não sendo exatamente um filme sobre carros, Bullit entra nesta lista porque traz a estrela Steve McQueen, um Mustang V8 390 CID e dois Dodge Charger 440 CID.

E ainda conta com cenas de perseguição de tirar o fôlego, gravadas nas ladeiras de San Francisco, com velocidades superiores a 180 km/h, nas quais o detetive Frank Bullit é o alvo.

Grand Prix (1966)

O filme foi vencedor de três Oscars; e mostra a rivalidade entre quatro pilotos de Fórmula 1 ao longo de nove circuitos.

Um Ford GT40, um Shelby Cobra e um Jordan-BRM, entre outros carros, são as atrações principais da produção que teve cenas até então jamais vistas no cinema, filmadas a mais de 230 km/h.

Mad Max (1979 – 1985)

Com certeza, um marco na carreira do ator Mel Gibson. A película, cujo orçamento foi modesto para os padrões (apenas 400 mil dólares), conquistou seu lugar na história do cinema tornando-se um dos filmes mais rentáveis de todos os tempos.

Mad Max arrecadou mais de 100 milhões de dólares. O sucesso garantiu sequências em 1981 e 1985.

Sem licença para Dirigir (1988)

Nesta comédia americana, Les Anderson, um jovem que não passou no teste de habilitação, sai escondido com o carro de seu avô, mas acaba entrando em grandes confusões. Tudo com direito a um belo Cadillac Sedan De Ville 1968 azul claro metálico.

Velozes e Furiosos (2001 – 2013)

Um dos filmes mais recentes e mais eletrizantes do gênero. Também conta com mais sequências, que são pura adrenalina. Velozes e Furiosos é repleto de muita ação, perseguições, carros fantásticos e explosões impressionantes.

60 segundos (2000)

Nicolas Cage e o Mustang Eleanor são as estrelas do filme que ainda traz a bela Angelina Jolie e Robert Duvall no elenco. Nicolas dá vida a Randall “Memphis” Raines, um lendário ladrão de carros aposentado que acaba voltado à ativa para ajudar o irmão caçula.

O resultado: cenas de ação de primeira, perseguições e carros sensacionais.

Uma saída de mestre (2003)

Ok, é um filme sobre um assalto, mas se você é apaixonado por carro, com certeza vai gostar dele.

Em “Uma saída de mestre”, assaltantes transformam um Mini Cooper em um veículo de fuga subterrâneo simples e ágil. Tem ainda a presença marcante de um Chevrolet Nova de 1970.

Cannonball run (1981)

É uma corrida maluca e ilegal nos Estados Unidos, de Connecticut à Califórnia. Uma comédia na qual J.J. McClure (Burt Reynolds), amante de velocidade, resolve se disfarçar de piloto de ambulância para enganar a polícia e ganhar a competição.

O enredo não é lá grandes coisas, mais garante diversão, além da presença de um inigualável Lamborghini Countach.

Considerações finais…

Se você ainda não conhece os filmes acima ou adora revê-los, acomode-se na sua poltrona mais confortável e prepare-se para acelerar nas curvas mais acentuadas, com carros incríveis, e inesquecíveis.

Bom filme, e até a próxima sessão, ou melhor, artigo!

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos