Início » Aplicativos » Live On: Tudo sobre a integração multimídia da Fiat

Live On: Tudo sobre a integração multimídia da Fiat

O Live On é um sistema da Fiat de alta conectividade que possui, basicamente, duas funções principais. A primeira das funções é, obviamente, gerar uma opção atrativa para aqueles que buscam alta tecnologia em seu veículo. A segunda, menos anunciada pela montadora, é reduzir os custos de produção de seus modelos sem abrir mão do tipo de funcionalidade presente na concorrência.

Trata-se de um misto entre software e hardware, partindo do pressuposto de que smartphones já são esperados  dos proprietários de seus veículos. Do ponto de vista prático, poupa uma tela e um computador mais potente por trás da central multimídia.

Saiba o que é o Fiat Live On, e como ele modifica a forma de interação entre carro e smartphone:

Conectividade para motoristas

O sistema que a Fiat nomeou Live On é, resumidamente, uma forma de substituir uma central multimídia típica em seus modelos de entrada pela tela já presente no bolso de todos usuários: o smartphone.

Trata-se de um software disponível para Android e iOS que, quando instalado, comunica-se via bluetooth com a central multimídia do veículo. Com o pareamento realizado o smartphone imediatamente converte-se na tela da central, podendo ser acoplado ao local especialmente destinado para isso, no painel.

Apesar de algumas críticas a respeito da solução estética, certamente é uma maneira de oferecer conectividade sem aumentar os custos do veículo. Além disso, permite gera a impressão de conectividade aumentada, o que tende a ser bem recebido pelo público – ao contrário da ideia de ter o “seu próprio aparelho utilizado”.

Compatibilidade de alto nível

Para desenvolver o Live On, a Fiat apostou em alta conectividade. Na prática, basta que o smartphone conte com sistema operacional iOS ou Android e tenha conectividade Bluetooth. Isso permite o cadastro fácil com o carro, fazendo com que o celular já passe a ser utilizado como a central de entretenimento.

Os principais aplicativos em uma experiência pensada para o motorista

O cuidado no desenvolvimento do Live On exige duas frentes significativas: a adaptação dos principais aplicativos utilizados para um central multimídia que funciona na mesma tela do smartphone, e versões que não distraiam tanto o motorista de suas funções relacionadas à direção.

As soluções encontradas são muito parecidas aos sistema de integração como Apple CarPlay e Android Auto. Utiliza-se grandes ícones para serem facilmente vistos e manuseados pelo condutor, e versões simplificadas dos aplicativos tornam-se disponíveis no modo de central multimídia.

Função EcoDrive

Destaque especial deve ser dado à função EcoDrive. Trata-se de uma forma de se oferecer uma leitura completa a respeito do funcionamento do carro, aproveitando-se do acesso privilegiado ao hardware.

É uma espécie de aplicativo de leitura da forma como a parte mecânica e eletrônica do veículo está funcionando. Além de diagnosticar, o aplicativo presente no Live On auxilia a orientar o motorista a respeito da forma como o motorista pode otimizar o consumo de combustível e diminuir as emissões produzidas pelo carro.

O aplicativo permite uma espécie de gamificação, oferecendo pontos específicos para definir a qualidade da condução em relação à ecologia.

Disponibilidade ainda em poucos modelos

Como trata-se de uma forma de substituir a implementação de uma central multimídia, não é toda a linha Fiat que receberá o Live On. O sistema, na prática, deverá ser adotado apenas na entrada da linha.

Atualmente, o Fiat Mobi e o Fiat Uno são os escolhidos para apresentar a opção. Ainda não se sabe se algum veículo da família “X6”, ainda em desenvolvimento, irá adotar o sistema.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas