Início » Carros » Fiat Linea 2017 não será lançado: Quem substitui?

Fiat Linea 2017 não será lançado: Quem substitui?

Se você tem interesse no Fiat Linea 2017, segue uma má notícia: ele será descontinuado. Não que, na prática, essa seja uma notícia verdadeiramente ruim. O modelo vinha sofrendo há algum tempo com sua desatualização e falta de interesse do público.

Na verdade, quem quer saber mais sobre o futuro do Fiat Linea 2017 deveria procurar sobre as novidades do projeto X6S. Esse é o nome provisório do que está sendo desenvolvido para aposentar o sedã médio na América Latina.

A aposentadoria do Fiat Linea 2017 levanta uma série de discussões. É notável a quantidade de sedãs e conceitos disponíveis no catálogo de projetos da Fiat. Ao mesmo tempo, ela parece ter grande dificuldade em acertar a categoria na América do Sul.

Fiat Línea 2017

A expectativa é se o novo modelo será capaz de quebrar este paradigma negativo. Confira o que já se sabe sobre o substituto do Fiat Linea 2017:

Confirmação de descontinuidade na Argentina

A confirmação de que o Fiat Linea 2017 não chegaria às ruas ocorreu ainda no primeiro semestre de 2016, mas a informação não parece ter entrado para as prioridades de imprensa da FCA no Brasil.

A montadora, obviamente, estava mais interessada com os seus lançamentos, que chamaram a atenção do mercado. As especulações sobre descontinuidade de uma série de modelos da Fiat-Chrysler somaram-se às aposentadorias confirmadas. Algumas delas foram confirmadas, enquanto outras já foram desmentidas.

A Doblò, por exemplo, era dada como morta pela imprensa, mas o lançamento do modelo 2017 foi confirmado. Já Linea e Grand Siena, também na lista de especulações, tiverem seu fim confirmado da Argentina.

A descontinuidade foi anunciada no país vizinho, junto ao anúncio de um investimento de meio bilhão de dólares no desenvolvimento de um novo sedã médio. A produção foi confirmada na fábrica nos arredores de Córdoba.

Nova produção aposenta Linea e Grand Siena

O desenvolvimento do novo sedã é declaradamente destinado para substituir o Grand Siena e o Linea. Seu lançamento é marcado para a segunda metade de 2017 – o que gera dúvidas sobre o momento da aposentadoria dos dois modelos atuais.

Fiat Línea 2017 - Interior e painel

Acredita-se que, considerando o anúncio antecipado, não haverá atualizações nos modelos, e o chamado Fiat Linea 2017 será vendido no mesmo estado do que a versão 2016, apenas para cumprir tabela. A empolgação no modelo X6S demonstra a falta de interesse da montadora no modelo atual.

Plataforma já revelada

Algumas informações já foram disponibilizadas a respeito do desenvolvimento do veículo. Sabe-se, por exemplo, qual será a plataforma:

O modelo utilizará uma versão bastante alongada da base já utilizada pelo Palio. As modificações serão significativas, considerando que o objetivo é entregar em entre-eixos maior do que o do Linea.

Suposto modelo exclusivo não será o Tipo

Muitas publicações rapidamente passaram a cogitar que o substituto seria o Fiat Tipo. Segundo a FCA na Argentina, o modelo que chega para aposentar o Fiat Linea 2017 é totalmente novo no Mercosul.

Seria um projeto exclusivo para o mercado local, provavelmente inspirado  no Aegea. Não se trata, no entanto, de uma versão adaptada, mas de algo inédito. Resta saber se as primeiras informações chegam em novembro, em São Paulo, ou meses depois, em Buenos Aires.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas