Início » Todos os posts » Carros » Fiat Fastback 2020: tudo sobre o novo SUV da Toro

Fiat Fastback 2020: tudo sobre o novo SUV da Toro

Apresentado no Salão do Automóvel do ano passado, o Fiat Fastback 2020 pode ter recebido várias classificações, mas com certeza nenhuma no sentido de que veio ao evento para ser mais um na festa, uma figura discreta, opaca, sem atrativos.

A sua exposição, ainda que tenha sido um protótipo do que poderá vir a ser, foi de impacto e despertou várias sensações.

A imediata para os antenados no mercado automobilístico é que se tratou de uma sinalização da marca italiana de que vai entrar firme no cobiçado mercado de Sport Utility Vehicle (SUV), veículo utilitário esportivo com tração nas 4 rodas, que o torna apto para trafegar sobre qualquer tipo de terreno, e que se assemelha como uma caminhoneta.

Até o momento, a exploração desse filão ficava a cargo de uma de suas marcas consanguíneas, a Jeep. A fábrica da marca, aliás, em Pernambuco, está cotada como um dos polos em que o Fiat Fastback 2020 começará a ser produzido.

A sensação natural e prosseguinte aos que entenderam o que a entrada de um novo player significa no mercado é o clima de competitividade se avolumando, pois é certo que a novidade desafiará o Renault Arkana, que também deve aportar no mercado apresentando características de estilo semelhantes.

Falando em estilo, o Fiat Fastback 2020 também causou certo frisson em razão de seus traços de design singulares. Se não chegou a ser uma unanimidade, a repercussão foi satisfatória o suficiente para fazer os italianos considerarem investir no protótipo para lançar em 2020 ou pouco depois deste prazo.

Este é um aspecto importante a se ressaltar, o que foi visto na capital paulista na última edição do Salão Automóvel tratou-se de uma espécie de ensaio sobre o que a Fiat pretende para sua linha de SUVs nos próximos anos, um protótipo para testar a reação do público e, como dito, o burburinho a respeito de seu visual, para alguns um tanto exótico, agradou.

Confira mais detalhes do Fiat Fastback 2020 a seguir.

Fiat Fastback 2020

O preço da novidade

Ainda não foi divulgado o preço que essa novidade da Fiat será comercializada quando chegar com estardalhaço nas concessionárias de todo o país, mas estima-se que terá mais pimenta que o habitual, não por ser uma novidade e trazer um estilo, um design diferenciado, o que certamente conta, mas pelo fato do Fiat Fastback 2020 usar a base da picape Fiat Toro, linha de picape-médio compacta, um Sport Utility Pick-Up (SUP), um tipo de veiculo mais avantajado, robusto, resistente, o que explicaria um custo de produção um pouco mais elevado do que se acostumou a ver em SUVs.

As dimensões do Fiat Fastback 2020

Pelo que foi apresentado pela fabricante a respeito de sua aposta para ingressar exitosamente no mercado de SUVs no Brasil, o Fiat Fastback 2020, projetado totalmente no Polo Automotivo Fiat em Betim (MG), no Design Center Latam, contará com distância de 2,695 mm entre-eixos, terá, de comprimento 4,600 mm, 2,045 mm de largura, e de altura ostentará 1,610 mm.

A carroceria será um híbrido de Sedã, coupé e Utility Vehicles (UV).

Mistura de picape com coupé

O que mais chamou atenção no design Fiat Fastback 2020 é o estilo “acoupezado” do SUV que a Fiat pretende lançar no mercado dentro em breve. Para quem não está por dentro do estilo ou os traços não lhe vêm a cabeça apenas pelo termo empregado, o coupé é um tipo de carro com uma pegada mais esportiva. Tem duas portas fechadas, um teto fixo e um banco de passageiro bem apertado.

Banco traseiro, aliás, que é visto como um dos pontos de diferenciação entre o coupé e o Sedã, por exemplo, o banco do coupé é mais estreito. Outra diferença diz respeito ao teto do veículo. A linha do teto é mais curva, tem o vidro traseiro bastante inclinado.

E é exatamente o que podemos ver ao avaliar o design da parte traseira do Fiat Fastback 2020. O teto tem caimento em direção a uma ampla porta traseira, o que explica, inclusive, o batizo da nova linha a ser lançada “Fastback”.

Fiat Fastback 2020

Ainda na traseira, as lanternas são de LED e nos remete ao conjunto que se apresenta na parte dianteira, o setor transmite harmonia e limpeza, perfeitamente simbolizadas pela tampa do porta-malas.

A parte dianteira destaca-se o ineditismo da fonte da Fiat estampada na parte superior da grade, cada letra evocando a fonte original da marca e desassistidas pelo logo da empresa, tendência que pôde ser vista nos últimos lançamentos, mas que até então ficou restrita a parte traseira.

Uma linha circunda toda a extensão do veículo passando a sensação de horizontalidade, de continuidade, os traços do veículo parecem querer indica um tipo mais musculoso, imponente, embora não possa ser equiparado a um Toro nesse aspecto.

A cor utilizada é a metálica Moonstone, pigmentação fosca que alude alumínio escovado, com a grade frontal, retrovisores, frisos etc, mantendo a escala de cores neutra.

O veículo tem rodas de liga leve 19 polegadas com acabamentos fosco e brilhante. O Fiat Fastback 2020 ainda é cotado para ser um dos primeiros modelos da Fiat para utilizar o novo motor 1.3 turbo.

Considerações finais

O Fiat Fastback 2020 foi uma das grandes novidades da marca italiana Fiat na última edição do Salão do Automóvel por sinalizar que irá investir no segmento de utilitários esportivos, que até então relegava para uma de suas marcas filiadas, a Jeep.

O modelo é baseado na carroceria da picape Fiat Toro, o que explica o possível valor de mercado mais salgado do que o habitual no segmento, e surpreendeu por apresentar um design que é um híbrido de picape com coupé, tamanho, musculatura semelhante a um veículo de médio a grande porte, com traseira com teto inclinado até uma ampla porta traseira.

O protótipo, concebido para ser uma amostra do que a Fiat pretende para sua linha de Suv-Coupé, prevista para 2020, obteve bom retorno o que incentivou a montadora a incluir o projeto nos seus investimentos futuros.

O Fiat Fastback 2020 poderá ser um dos primeiros modelos da marca italiana a utilizar o novo motor 1.30 turbo.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de lançamentos.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas