Início » Carros » Fiat Doblò 2017: Análise, mudanças, preço e fotos

Fiat Doblò 2017: Análise, mudanças, preço e fotos

A presença da Fiat Doblò 2017 no mercado brasileiro foi confirmada pela montadora italiana. Sua confirmação pode ser definida da seguinte forma: sem novidades, mas com diversas mudanças.

Todas as mudanças anunciadas dizem respeito a questões estratégicas do modelos. Quase nada, no entanto, foi feito no sentido de tornar o modelo mais atrativo ou moderno para o público.

Deve-se dizer, no entanto, que tornar a Fiat Doblò 2017 mais atrativa é uma tarefa ingrata. Não que o modelo não tenha potencial. O problema está na competição desleal com as SUV que – supostamente – ocupam o mesmo público, mas com apelo emocional muito maior.

Fiat Doblò 2017
Fiat Doblò 2017

A Fiat Doblò 2017 precisa apelar ao lado racional, oferecendo espaço diferenciado e qualidades características de um furgão em um veículo de passeio convencional. Saiba o que foi anunciado, e como a Doblò reposiciona-se para o próximo ano:

Presença confirmada

Embora pareça algo completamente usual, a confirmação da Fiat Doblò 2017 é bastante significativa. Diversas especulações diziam que o modelo estaria na linha que a Fiat decidiu tirar de circulação, no país.

Junto ao modelo, outros nomes veteranos como Bravo, Punto, Linea e a versão anterior do Siena estariam na fila da aposentadoria. A Fiat negava a informação (exceto a aposentadoria do Palio Fire), mas suas declarações nem sempre eram consideradas verdadeiras.

A presença da Fiat Doblò 2017 no mercado pode indicar que a montadora estava falando a verdade. Isso indica que as mudanças na linha Fiat não serão tão drásticas quanto o que se imaginava há alguns meses.

Fiat Doblò 2017: Sem mudanças visuais

Presença confirmada não quer dizer atualização – especialmente no caso da Fiat Doblò 2017. No que diz respeito a mudanças no veículo, nada será feito. O modelo segue praticamente idêntico à versão atual, com mudanças restringindo-se à linha vendida.

Fiat Doblò 2017 foto
Fiat Doblò 2017

Isso significa que será mantido o visual cansado e questionável do modelo. É bem verdade que, entre as características dos utilitários, beleza unânime nunca pontuou de forma significativa.

O problema da Fiat Doblò 2017 é que ela já perde feio – mesmo que com maior funcionalidade – dos concorrentes menos úteis, e muito explica-se pelo visual. O maior exemplo disso está na dianteira. A grade e os faróis estão mais do que cansados: parecem genéricos demais. Há quem considere que eles lembrem o período em que os chineses traziam design sem personalidade para as ruas brasileiras.

Aposentadoria do motor 1.4

A grande mudança para a Fiat Doblò 2017 está na redução da linha. A partir de agora, ela será mais enxugada e ainda mais utilitária. O motor 1.4 e a versão de entrada, a Attractive, deixam de existir.

Fiat Doblò 2017 - Interior e painel
Fiat Doblò 2017 – Interior e painel

As unidades já produzidas seguem à venda pela montadora, mas não serão renovadas. O único motor utilizado pelo veículo será o já conhecido 1.8 – mesmo utilizado nas versões superiores. São mantidas opções de cinco ou sete lugares.

Preço do Doblò 2017

As opções serão apenas duas, em relação à versão: Essence (cinco ou sete lugares), e Adventure. Ambas superiores à extinta Attractive. O resultado, como é de se esperar, é o encarecimento da linha.

A partir de 2017, a Doblò parte de quase R$ 77 mil, ultrapassando os R$ 85 mil em sua versão mais completa.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas