Início » Carros » Fiat Cronos 2018: revelado nome do esperado sedã do Argo

Fiat Cronos 2018: revelado nome do esperado sedã do Argo

Com chegada prometida para o mercado nacional em fevereiro do próximo ano, foi dado o nome de Fiat Cronos 2018 para o tão esperado sedã do Fiat Argo. Com a tarefa de chegar ao mercado para substituir o frustrado Linea da linha de sedãs da Fiat, o modelo ainda precisará concorrer com nomes como Cobalt e City – além do também debutante Virtus.

Em uma campanha bastante divertida, o nome foi revelado com as garantias de ser um modelo mais atrativo e tecnológico do que os modelos sedãs trazidos pela montadora italiana até então. O nome Cronos – homenagem ao titã grego do tempo – faz jus à campanha acelerada de lançamento, que tem a intenção de não ter a atenção desgastada pelas estreias da concorrência.

Fiat Argo Sedã 2018

Concorrência difícil com VW Virtus

O grande desafio para o Fiat Cronos 2018 – provavelmente, aliás, o motivo de toda a pressa para acelerar sua chegada ao mercado brasileiro – não está dentro da Fiat, mas na concorrência. Trata-se da estreia do VW Virtus, que apostou bastante em renovação e tecnologia interna.

Para fazer frente ao modelo, a Fiat já confirmou a presença da tela touch de sete polegadas como central multimídia, a mesma presente no Argo. O modelo, aliás, deverá manter a mesma linha de equipamentos internos destinada à versão hatch, que é considerada bastante adequada.

Nome revelado em campanha interessante

Enquanto na Argentina o nome Fiat Cronos 2018 foi revelado através do Instagram da marca no país, com uma mensagem simples e direta (uma imagem vermelha dizia “El nombre es Cronos”, ou “O nome é Cronos”, em tradução livre), a chegada no Brasil foi mais elaborada.

Por aqui, a marca resolveu aproveitar o famoso “meme” recente que idolatrava os antigos modelos de Uno “de firma” com escada na parte superior. A marca promoveu uma corrida de “Unos com escada no teto”, com seis carros que foram substituídos por seis modelos recentes da montadora a cada volta.

Cada um dos carros que substituíam os Uno Mille traziam uma letra em sua carroceria. Ao final da corrida, eles foram alinhados e revelaram o nome Cronos, com uma demonstração da evolução da Fiat com o passar do tempo. A estratégia inusitada e divertida chamou bastante atenção nas redes sociais.

Com Linea fora do catálogo, dúvidas restam sobre Grand Siena

A missão do Fiat Cronos 2018 está muito além da modéstia: dado o preço de mercado do Argo, já se sabia sua importância na substituição do espaço deixado pelo defasado Linea. Ao mesmo tempo, no entanto, há dúvidas sobre a manutenção do Grand Siena no catálogo da montadora italiana, o que obrigaria o modelo a ter uma gama ainda mais ampla de versões.

Não fosse uma tarefa suficientemente difícil ressuscitar a dura vida da Fiat entre os sedãs, a concorrência promete não facilitar. Além do Virtus que chegará quase ao mesmo tempo pela VW, já estão bem estabelecidos no mercado o Chevrolet Cobalt e o Honda City (este, líder do segmento com muita força).

Motorização ainda não definida por completo

No que diz respeito ao que respira sob o capô, a motorização ainda não tem a linha completamente definida. A grande dúvida está na adoção do motor 1.0, que provavelmente só acontecerá no caso da aposentadoria final da linha Siena. Caso contrário, é provável que o Cronos 2018 seja mantido com os dois motores já confirmados.

O primeiro deles é o 1.3 Firefly da Fiat, combinado com duas opções de transmissão: a manual de cinco velocidades, ou a automatizada GSR. Para quem quer um pouco mais de potência, o 1.8 E.TorQ EVO deve dar conta do recado. Neste caso, as opções de transmissão serão a manual ou a automática de seis velocidades.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas