Início » Carros » Fiat Bravo 2017: Mantido ou aposentado?

Fiat Bravo 2017: Mantido ou aposentado?

O Fiat Bravo 2017, ao que tudo indica, não trará novidades, no Brasil. Na verdade, suas principais mudanças, segundo o que se especula, podem estar relacionadas à aposentadoria. Embora a montadora negue a possibilidade, é indiscutível que o tratamento que o carro recebe na Europa e por aqui é muito diferente.

Entenda qual é a especulação atual, e o que você pode esperar do Fiat Bravo 2017:

Fiat Bravo 2017 por lá

Na Europa, muitos comentários dizem que o Fiat Bravo 2017 é o próximo modelo a ser atualizado. A imprensa especializada italiana aposta em linhas menos arredondadas do que o modelo atual.

Fiat Bravo 2017

O conceito trabalhado – especialmente nas publicações da OmniAuto – inspira-se fortemente nos traços do Aegea (nome atual do Tipo). Para gerar uma confusão ainda maior nas diferenças de nomenclatura entre Europa e Brasil, pode-se dizer que a projeção do novo Bravo, por lá, segue a linha espiritual do Stilo, em versão obviamente mais moderna.

As projeções, no entanto, não são comentadas pela montadora italiana, por lá. Atualmente, três mudanças em sua linha já foram confirmadas, mas nenhuma inclui o Fiat Bravo 2017.

Fiat Bravo 2017 por aqui

Por aqui, as projeções não são tão empolgadas. Na verdade, as especulações são de que a Fiat estaria fazendo uma limpeza geral em sua linha de veículos. A ideia principal seria tirar de circulação veículos já antigos que não tenham boas vendas.

Isso faria bastante sentido, considerando a linha abarrotada de veículos da Fiat. A montadora, em alguns casos, parece ter dificuldade de desapegar-se de antigos afetos. É o caso, por exemplo, da demora para aposentar o Palio Fire, mesmo após a chegada do Fiat Mobi.

O mistério, no entanto, ocorre no que diz respeito à continuidade: se o Bravo saísse de linha, qual seria o seu substituto? A menos que grandes novidades sejam anunciadas em São Paulo, em novembro, a probabilidade de aposentadoria não é tão alta. Por outro lado, as atualizações também não foram anunciadas.

Atualizado ou abandonado?

Essa é, provavelmente, a maior questão relacionada ao Fiat Bravo 2017. Em declaração institucional, a montadora italiana já afirmou que não aposentará o Fiat Bravo 2017. Segundo ela, a produção do modelo em Minas Gerais continua normal para o próximo ano.

A reação esperada, no entanto, não pode ser outra – afinal o modelo ainda vende no mercado. A falta de entusiasmo em tornar o modelo mais atrativo também gera desconfiança, tornando a questão ainda mais curiosa.

O que já é certeza?

Embora pouca coisa realmente possa ser afirmada, o que se pode garantir é que – se continuar em circulação – o Fiat Bravo 2017 não deve receber muitas atualizações. A versão atual foi revitalizada em 2015, e – na prática – não sofre problemas de atualização.

A verdade é que o Bravo é um veículo bonito, bem acabado e bem equipado. Seu maior problema está nas vendas, que não conseguiram ser significativas. Não são raros os meses em que o modelo nem mesmo entra na lista dos 50 mais vendidos.

Por isso, quem quiser apostar em um Fiat Bravo 2017, contará com as mesmas versões e tecnologias anteriores. As opções de motorização são o T-JET 1.4 turbo, bastante popular na Fiat, e o 1.8 aspirado.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas