Início » Carros » Argo será o nome do substituto do Palio

Argo será o nome do substituto do Palio

Os projetos da família X6 na Fiat deram muito o que falar no último ano – em especial o X6H, versão hatch desenvolvida para finalmente colocar ordem na linha de compactos da Fiat. Embora a estratégia ainda não esteja totalmente clara, o nome já foi oficialmente divulgado: Fiat Aego.

Apesar de ser esperado como o sucessor do Palio, a verdade é que o Argo estará mais dedicado a substituir linhas mais premium, incluindo Punto e Bravo, segundo informações internas ainda não oficiais. Ele substituiria o Palio apenas em suas versões mais caras.

O modelo já estava rodando sob a forma de mula nas ruas brasileiras, mas o nome de seu projeto X6H era a único referência conhecida até então. Junto à informação de seu batismo, pouca coisa verdadeiramente nova foi disponibilizada pela marca. Algumas informações a respeito de motorização e equipamentos já eram conhecidas, mas a revelação do nome provavelmente indica manutenção em relação ao último cronograma divulgado.

Saiba o que esperar do Fiat Argo, e quais informações já foram disponibilizadas a respeito do modelo:

Argo teria sido pensado do zero

Nada de adaptações – essa era a promessa da Fiat em relação aos modelos da família X6. Em outras palavras, isso significa que as inspirações no Tipo e no Aegea seriam apenas estéticas, e que todo o projeto seria pensado especificamente para o mercado da América do Sul. Em teoria, o resultado seria um hatch premium ideal para as demandas locais.

Para isso, a montadora desenvolveu uma plataforma específica para a família X6, o que dá um visual e dimensões notavelmente diferentes do Tipo europeu. A base também terá a característica de versatilidade, recebendo os outros modelos X6 (por enquanto, sedã e picape), e abrindo oportunidade para novos modelos focados no mercado local.

Aposentando hatches premium

Sabe-se que o Argo chega para enxugar a linha Fiat. Inicialmente, falou-se na aposentadoria até mesmo do Palio, ou que o modelo seria o novo Palio. Com a revelação do nome e de algumas de suas características, sabe-se que ele retira de vezo Punto do mercado, além de aposentar o Bravo.

Fiat Argo 2018 traseira

Fiat Argo 2018 foto traseira

Quanto ao Palio, o tamanho mais intermediário do Argo provavelmente atingirá só as versões mais caras, retomando um caráter mais popular para o tradicional hatch da montadora italiana.

Motorizações já especuladas

Embora não haja confirmações oficiais, algumas apostas interessantes já são feitas em relação às possíveis motorizações do Argo. Fala-se, atualmente, em três opções para toda a linha X6, restando deduzir quais delas são destinadas ao hatch.

Fiat Argo 2018

Fiat Argo 2018 foto

Para a linha de entrada, é possível que o 1.0 Firefly seja mantido, enquanto as opções mais potentes carregarão um GSE 1.3 e um 1.8 E.TorQ Evo, ambos combinados com câmbio automático de seis velocidades.

É possível que o Argo mantenha duas destas opções, sem confirmações de quais seriam elas, em caráter oficial. Dado seu caráter intermediário, a aposta mais segura seria nas duas opções mais potentes.

Expectativas para o Argo em 2017

Segundo as declarações da Fiat, o Argo chega ao mercado já em 2017, no final do primeiro semestre. As informações tratam da chegada do modelo ou “maio ou junho”, o que indica uma pressa surpreendente para sua entrada no mercado. O modelo será produzido na planta de Betim, em Minas Gerais, que já está em processo de adaptação da linha.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas