Início » Todos os posts » Segurança » Extensor de caçamba é permitido por lei? Saiba tudo aqui!

Extensor de caçamba é permitido por lei? Saiba tudo aqui!

Para quem tem utilitário, o extensor de caçamba é permito, mas dentro das normas! Para você ficar por dentro dessas leis e como tirar melhor proveito deste acessório, acompanhe este nosso artigo.

A febre das picapes

Hoje em dia, as picapes, principalmente os modelos intermediários e compactos, estão entre as mais vendidas no país. E isso é fácil de se entender…

Aqui no Brasil, o preço desses utilitários é atrativo por ser relativamente baixo.

Entretanto, o tamanho das caçambas é um pouco reduzido, ainda mais se você precisa transportar peças e grandes objetos.

Extensor de caçamba

Assim, com o lançamento no mercado de um acessório chamado de extensor de caçamba, você pode ampliar a capacidade de carga da sua picape!

Uma das suas maiores utilidades é, com certeza, levar motos e jet skis com segurança sem precisar fazer adaptações duvidosas e outras gambiarras.

A utilidade

Para não precisar contratar serviços autônomos ou transportadoras, o extensor de caçamba tem sido um acessório muito procurado no mercado para quem requer maior espaço de transporte.

Veja também – Carreta para barco: manutenção, segurança, tipos, preços

Com fácil instalação, ele permite aos proprietários de picapes um aumento significativo da capacidade de carga.

Isso por que seu fechamento atrás tem reguladores de correia e permitem que o extensor de caçamba aumente ou diminua o comprimento máximo.

Assim, você pode utilizá-lo em grande parte dos modelos de utilitários do mercado brasileiro.

Com muita praticidade e extremamente útil, o extensor de caçamba pode ser preso à carroceria facilmente.

E, para manter a segurança total, existem travas laterais e traseira, impedindo a queda ou danos à carga. Sem contar os perigos a terceiros!

Para você não errar no modelo ideal para seu veículo, saiba que existem diversos modelos de extensor de caçamba, tanto originais quanto universais.

E ele ainda traz uma vantagem: pode ser dobrado para ser armazenado na própria caçamba, o que ainda garante a você mais espaço livre para carregar objetos menores!

Importante

A finalidade de um extensor de caçamba é apenas aumentar o espaço útil da carroceria de utilitários, mas ele não tem a função de segurar cargas.

Assim, você é responsável pela colocação adequada e segura dos objetos que estará transportando!

Para isso, mesmo rodando com a tampa traseira do veículo aberta, você apenas precisa seguir as normas da legislação em vigor.

Extensor de caçamba

O que diz a Lei

Ainda se pergunta se o extensor de caçamba é permito? Saiba que ele já é aceito pela nossa legislação!

É claro que o uso do acessório é legal, pois já existem legislações e normas para garantir segurança e conquistar o gosto dos condutores de utilitários.

Embora existam algumas regras que você precisa seguir, vale a penas adicionar o acessório à sua picape e ganhar muitos quilos extras para carregar.

A regulamentação dessa prática, de acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), está prevista na Resolução nº 349 de 2010, que estabelecem as normas para uso do acessório.

Outra dica é você ficar atento aos lançamentos da montadora do seu utilitário!

Isso por que alguns fabricantes estão comercializando o extensor de caçamba produzidos sob medida para seus respectivos modelos.

Fora da linha original de fábrica, claro que você pode se deparar com armadilhas, embora existam diversos fabricantes licenciados. Você faz a escolha!

Por dentro da legislação

De acordo com nossa legislação, o extensor de caçamba para a carroceria utilitários como caminhonetes e picapes permite ao usuário aumentar sua capacidade de carga.

Isso por que ele apresenta segurança ao estar enquadrado dentro da norma que já citamos acima: a Resolução nº 349 de 2010 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Estando tudo certo, com o extensor de caçamba regular você vai poder transportar cargas como quadriciclos, motos, móveis e eletrodomésticos maiores.

E lembre-se: para você ficar de acordo com as normas, não se esqueça do suporte de placa e das luzes de sinalização traseira!

As dimensões legais

Com o extensor de caçamba, você vai poder levar cargas que excedam o comprimento da carroceria. Mas que dimensões são essas?

O comprimento

De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o artigo 6º diz que a medida do centro da roda traseira até o final da tampa da sua caçamba aberta tem que ser de, no máximo, até 60% do comprimento do entre-eixos do veículo.

Como exemplo, temos:

  • O Duster Oroch. Com um entre-eixos de 2,82 metros, o valor máximo tem que ser de 1,69 metro;
  • No caso do Toro, com entre-eixos de tem 2,99 metros, a medida excedida máxima tem que ser de 1,79 metro;
  • No Strada, o entre-eixos é de 2,71 metros, dispondo de até uma extensão de 1,62 metro.

Para facilitar e achar o valor do excedente máximo do seu extensor de caçamba, multiplique a distância entre-eixos por 0,6 e tenha o valor máximo para você rodar dentro da Lei!

Extensor de caçamba

A largura

Em relação à largura, aqui a medida é logica: a carga não pode exceder a dimensão da picape.

A altura

Já a altura, a norma determina que a carga pode ultrapassar em apenas meio metro a medida do teto. E isso ainda vale para os bagageiros instalados no teto dos veículos!

Como única exceção, está o transporte de bicicletas. Aqui, elas podem ser transportadas livremente. Mas é sempre bom contar com o bom senso!

Exemplos

Separamos dois veículos da mesma categoria para exemplificar algumas especificações do extensor de caçamba: o Oroch e o Toro.

No Oroch, um retângulo do lado direito é o local para a placa extra. Mesmo assim, para estar legalizado, o acessório ainda dispõe de uma luz para sua iluminação.

No Toro, o modelo apresenta um conjunto mais completo de extensão. A tampa da caçamba é bipartida, sendo que cada metade é independente e conta com abertura lateral.

Ao serem abertas, o piso da extensão é a parte interna dessas tampas desdobradas para baixo.

A partir daí, você pode desdobrar refletores, lanternas e até o suporte de placa extra.

E lembre-se: você só pode rodar com a tampa aberta nos casos de objetos unitários! Assim, você pode carregar um jet-ski e até uma motocicleta. Muitas malas, não!

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas