Início » Todos os posts » Leis de trânsito » Exame toxicológico para renovar CNH: entenda como funciona

Exame toxicológico para renovar CNH: entenda como funciona

Muita gente está com dúvidas sobre o exame toxicológico para renovar CNH. E, em meio a estas dúvidas, sempre nos deparamos com diversos rumores e boatos com relação ao tema.

Portanto, fique tranquilo! Este exame é mais simples do que você imagina. E para isso, nada melhor do que ter mais informações sobre o tema, e assim se sentir tranquilo e preparado para o mesmo.

Acompanhe a seguir, em nosso guia, todas as informações sobre o exame toxicológico de renovação de CNH. Saiba como se preparar, quem precisa fazer e como funciona a coleta das amostras para o exame ser feito.

Quem precisa fazer?

Antes de qualquer coisa, precisamos pensar em quem realmente precisa fazer o exame. Ou seja, não são todos os motoristas que, ao renovarem a CNH, necessariamente passarão pelo exame toxicológico. Na realidade, as únicas categorias que contemplam a necessidade deste exame, são: Categoria C, Categoria D e Categoria E. As demais categorias ainda são isentas a este tipo de exame para renovação.

Como funciona o exame toxicológico para renovar CNH?

O exame ocorre a partir da coleta de uma parcela pequena de fios de cabelo, ou seja, uma pequena amostra do motorista. Também é possível que esta coleta seja feita de pelos corporais.

A partir desta fina mecha de pelos ou cabelos, é possível fazer uma análise profunda para detectar substâncias que foram consumidas em até 180 dias antes do exame.

O corte (do pelo ou do cabelo, precisa ser feito bem próximo a raiz, para que o resultado seja realmente conciso e verdadeiro.

Em casos específicos e especiais, o exame toxicológico para renovar CNH pode ser feito também a partir de uma pequena amostra de unha do motorista.

O material coletado será levado para análise, e assim poderá ser feito um reconhecimento profundo de que tipos de substâncias o indivíduo consumiu nos últimos dias.

Exame toxicológico para renovar CNH

Quais substâncias são detectadas?

É claro que todo tipo de substância poderá ser detectada pelo exame. Por exemplo, se você esteve doente neste período, e se medicou, o exame acusará o consumo do medicamento.

Porém, da mesma forma, é claro que nem todas as substâncias são consideradas ilícitas. Isto é, há aquelas que são permitidas para consumo, e que, do mesmo modo, não provocam nenhum tipo de consequência expressiva ao usuário. Bem como há aquelas que poderão afetar diretamente o desempenho do motorista. Dentre as que são detectadas, a fim de manter a segurança no trânsito, são:

Anfetaminas, conhecidas como “rebites”;

  • Cocaína e demais derivados, como o crack;
  • Codeína, Femproporex, Oxicodona e Mazindol;
  • Ecstasy;
  • Maconha e qualquer um dos seus derivados;
  • Metanfetamina;
  • Opiáceos.

Como se preparar da melhor forma possível?

Acreditamos que este seja o ponto mais questionado pelos motoristas, quando consideram o exame toxicológico para renovar a CNH. Mas, na verdade, não há um tipo de preparação específica que necessariamente precisa ser feita. Ou seja, você pode continuar a sua rotina normalmente, até mesmo antes do dia da coleta.

A única exigência é que os pelos e o cabelo estejam secos no momento da coleta. E a preparação para isso é super simples e sem problema algum.

Há ainda aqueles motoristas que se preocupam com o fato de usarem shampoo, descolorante, tintura, etc., pouco antes do exame. Mas, como não se trata de nenhum tipo de produto ilícito, não há o menor problema em consumi-lo.

Portanto, você poderá lavar os seus cabelos e tomar o seu banho normalmente, que nada disso afetará no resultado final. A ideia é conscientizar os motoristas sobre as drogas ilícitas, e o quanto elas podem ser prejudicial para os consumidores, e terceiros.

Exame toxicológico para renovar CNH

Como fazer o exame toxicológico para renovar CNH?

Primeiramente, você precisa encontrar um laboratório que esteja credenciado pelo DETRAN, a fim de solicitar a coleta para a análise. Ou seja, não são todos os laboratórios de análise que poderão coletar o material e assim trazer os resultados para você.

Além disso, você mesmo é quem terá que comprar o seu exame, para poder dar continuidade a renovação ou a aquisição da sua CNH da categoria C, D ou E.

Encontrando o laboratório que fará a análise para você, é hora de se dirigir ao posto de coleta do mesmo. Para isso, esteja com os cabelos secos, e leve consigo um documento com foto, RG, CPF e a sua CNH.

A coleta é rápida, e em apenas alguns minutos você já estará dispensado. Apenas aguardando o resultado do exame, para assim poder dar continuidade a renovação da sua CNH, de forma segura e simples.

Quanto tempo demora para eu saber os resultados?

De maneira geral, os resultados são rapidamente disponibilizados para o motorista, em até 4 dias úteis. Porém, dependendo da demanda do momento, este prazo pode variar, mas nada que proporcione uma demora muito expressiva da entrega dos resultados. Portanto, é um procedimento rápido e eficiente.

Uma forma de potencializar a segurança

O exame toxicológico para renovar CNH nada mais é do que uma importante medida de segurança, que garantirá um cuidado a mais para motoristas e todos que utilizam as vias públicas. Uma vez que assim, há o impedimento da utilização de substâncias ilícitas que possam atrapalhar expressivamente o desempenho do motorista.

Uma vez que, não é de hoje que ouvimos falar sobre motoristas que usam drogas para se manterem acordados, e assim, poderem fazer as suas entregas dentro dos prazos estipulados. Além disso, não é de hoje que temos notícias de acidentes graves que ocorrem justamente a partir desta negligência.

Afinal, apesar de relatarem usar a droga para manterem-se acordados, o nosso organismo está sempre passível de apagar, depois de um período sem o descanso eficiente. E assim, há diversas consequências com o fato de não haver o repouso essencial – e completamente merecido.

Portanto, não encare este exame como mais um fator economicamente burocrático. É claro que há a necessidade de um empenho maior para renovar ou retirar a sua CNH. Porém, estas medidas são apresentadas apenas a fim de lhe promover um dia a dia mais seguro e saudável. Pensando no seu bem estar, e no bem estar da sociedade em geral.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas