Início » Dicas » Esquecer a chave dentro do carro: o que fazer?

Esquecer a chave dentro do carro: o que fazer?

Esquecer a chave dentro do carro é algo que pode acontecer com qualquer pessoa. Basta um único momento de menos atenção para esquecer as chaves por lá e, de repente, a porta trancar sozinha, deixando você sem acesso ao interior do veículo.

O primeiro passo, é claro, é manter a tranquilidade e pensar em suas opções. Se isso acontecer em sua casa, as chances de você estar com suas chaves reserva por perto são altas, e certamente tornam a situação mais tranquila. Se este não for o caso, no entanto, confira as opções, e o que fazer quando você esquecer a chave dentro do carro:

Esquecer a chave dentro do carro

Conferindo se todas as portas estão trancadas

Hoje em dia, a maior parte dos carros atuais possuem sistema de trava integral, fazendo com que todas as portas sejam trancadas simultaneamente. Não custa tentar, no entanto, conferir se alguma das portas não ficou aberta.

É especialmente comum que as portas dianteiras fiquem abertas quando a fonte do travamento foi alguma das entradas traseiras. Não coloque muita esperança neste método, mas confira-o mesmo assim.

Sempre saiba onde estão suas chaves reserva

Outra dica extremamente simples e muito ignorada pelas pessoas, é ter em mente onde estão as chaves adicionais. Muitas pessoas simplesmente deixam suas chaves em algum canto obscuro da casa, e nem mesmo conseguem lembrar onde estavam, impedindo que alguém possa busca-las.

Obviamente, ninguém sai de casa esperando ficar trancado do lado de fora do carro, mas ter um pouco de preparo para este momento pode ser a diferença entre uma história engraçada e uma dor de cabeça muito mais duradoura do que o necessário.

Quebrando o vidro do veículo

Embora essa não seja a solução mais elegante de todas, se você esquecer a chave dentro do carro em um momento em que simplesmente não pode esperar para que alguém traga a chave reserva, nem mesmo um guincho da seguradora, quebrar do vidro do carro pode ser a única solução.

A tarefa, no entanto, tende a ser muito mais difícil do que parece, e só é recomendada em situações extremas (como quando há um ser vivo dentro do carro, incapaz de abrir a porta por dentro, como um cão ou um bebê).

Em primeiro lugar, saiba que os vidros laterais são muito menos resistentes que o para-brisa (que é praticamente impossível de ser quebrado). Por isso, aposte em quebrar os vidros laterais, contando com algum instrumento de ponta fina, que ajuda a concentrar o impacto. Se você tiver acesso a um martelo, por exemplo, use a garra contra o vidro, e não a parte reta.

O vidro é mais resistente no centro e mais frágil nas bordas. Por isso, tente concentrar seus impactos, evitando que você gaste energia desnecessariamente, ou se desespere. Em caso de dificuldade, peça ajuda às pessoas por perto.

Tem seguro?

A opção mais racional para quem não tem pressa, mas não tem como voltar para casa para buscar a chave reserva, é solicitar a ajuda da seguradora – caso possua uma, é claro. Neste caso, segue uma dica importante: muitas pessoas guardam o cartão com o contato da seguradora na parte de dentro do carro.

A ideia pode parecer coerente, mas é completamente inútil se você se trancar para fora do veículo. Por isso, lembre-se sempre de ter o número do corretor salvo em sua agenda telefônica e, se possível, seu número do seguro decorado. Assim, se você esquecer a chave dentro do carro, terá como solicitar ajuda profissional o quanto antes.

A maior parte das seguradoras oferece este tipo de serviço como padrão, mesmo nas franquias mais simples. Isso pode tranquilizar você na hora de obter sua chave de volta.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas