Início » Carros » Economizador Eco OBD2: Como funciona?

Economizador Eco OBD2: Como funciona?

O Economizador Eco OBD2 promete uma economia significa no desempenho do carro. Teoricamente, o dispositivo consegue reorganizar o combustível e seu consumo, aproveitando ao máximo seu potencial de autonomia.

Trata-se de um dispositivo plug and play, que – ao ser instalado – trabalha com o conector OBD2 do veículo. Isso significa que ele realiza leituras e reconfigura a atuação da ECU do veículo para otimizar o consumo de combustível.

O Economizador Eco OBD2 funciona diretamente no plug de mesmo nome. Na prática, é um dispositivo de sete por dois centímetros, extremamente discreto. Ele funciona em todos os carros que já possuam plug OBD2 – no caso brasileiro, todos aqueles a partir de 2010, oficialmente. Se seu carro é anterior a 2010, confira as especificações no manual, para certificar-se de que ele possui as entradas necessárias.

Entenda como funciona o Economizador Eco OBD2, como é sua instalação e se ele realmente funciona:

Como funciona?

dsc_7250

O Economizador Eco OBD2 funciona de forma simples, como um típico dispositivo plug and play. Assim, basta ligar o aparelho na entrada correta e aproveitar-se de seu funcionamento. Uma das grandes vantagens do Economizador Eco OBD2 é que ele respeita os parâmetros impostos pelo motor. Desta forma, não há risco de que ele cause danos ao seu funcionamento, ou que desconfigure de modo permanente a economia do veículo.

Na prática, o que o aparelho faz é identificar o funcionamento do motor e remapear sua funcionalidade. Em outras palavras, ele remapeia o consumo planejado pela ECU do carro. O resultado é uma economia de até 15% dos gastos de combustível, assim como dos gases poluentes emitidos pelo veículo.

Quanto custa o Economizador Eco OBD2?

Atualmente, o Economizador Eco OBD2 não é distribuído por nenhuma empresa de grande renome nacional, de forma oficial. Por isso, sua venda ocorre principalmente online, através de importadoras que trazem o produto para o Brasil.

Uma maneira fácil de encontrar o dispositivo, é procurando diretamente em plataformas como o Mercado Livre. Por lá, os valores variam entre R$ 70,00 e R$ 100,00. É importante dar atenção para o tipo de combustível que o equipamento a ser comprado regula. Além dos veículos flex, há versões do Economizador Eco OBD2 para veículos movidos a diesel.

A instalação é difícil?

Não, a instalação é simples e pode ser feita diretamente de casa. Se você não sentir-se confiante para fazer isso, qualquer mecânico deve ser capaz de fazer a instalação em menos de 10 minutos.

Basta, com o carro desligado, encontrar o conector OBD2 do veículo (pode ser facilmente encontrado no manual). Com o local encontrado, basta instalar e seguir o procedimento de reconhecimento.

O procedimento consiste em, após o encaixe, ligar o carro na primeira fase da ignição e esperar. Em menos de um minuto, as luzes LED do equipamento dirão que o reconhecimento e a ligação com o ECU foi efetuada com sucesso.

A partir de então, pode-se ligar o motor normalmente. Os efeitos do Economizador Eco OBD2, segundo o fabricante, ocorrem cerca de 200 km após o momento da instalação. Isso ocorre em função da necessidade de o dispositivo reconhecer os hábitos de direção do motorista.

Realmente funciona?

Ao que tudo indica, o Economizador Eco OBD2 parece ser razoavelmente eficiente – especialmente considerando seu baixo preço. Há diversas polêmicas sobre seu funcionamento, na internet.

Muitas pessoas afirmam que observaram mudanças significativas, enquanto outras dizem que nada aconteceu. Como a eficiência do dispositivo depende do modelo do veículo e dos hábitos de condução, é normal que ocorram variações.

O que pode-se afirmar com certeza, é que não houve diminuição da autonomia em nenhum veículo, nem mesmo danos ao funcionamento do veículo. Considerando o valor baixo, certamente vale o teste em seu carro, para conferir se a economia será grande.

Veja também:

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste