Início » Todos os posts » Leis de trânsito » DUT em branco: O que significa?

DUT em branco: O que significa?

Atualmente, muitas pessoas ainda falam sobre vender um carro com o DUT em branco. Fala-se isso em diversas situações, como algo bom ou ruim e – muitas vezes – o comprador acaba confuso.

Afinal de contas, o que significa DUT em branco, e quais as implicações disso para o consumidor? A verdade é que essa é uma expressão herdada de outros tempos, em que o Código de Trânsito Brasileiro era significativamente diferente.

Saiba o que é DUT, o que quer dizer deixar ele em branco e tudo mais sobre esta herança do trânsito:

comprar-carro-usado

O que é o DUT?

O DUT é, na prática, um documento que nem mesmo existe mais. De acordo com o novo Código de Trânsito Brasileiro, o DUT deixou de existir e deu lugar ao CRV. O CRV é o Certificado de Registro de Veículo (que não deve ser confundido com o CRLV).

O CRV é o documento que você precisa liberar ao adquirir um novo veículo, e só precisa ser renovado quando o carro sofre modificações, ou há mudança de proprietário. Por isso, quando alguém fala sobre “DUT em branco”, está falando sobre o próprio CRV.

O que significa a expressão DUT em branco?

Se DUT é o nome antigo do que agora é chamado de CRV, DUT em branco é um sinônimo de CRV em branco. Na prática, quando alguém fala com comprou um carro com DUT em branco, quer dizer que não fez a transferência do proprietário, constante no CRV.

Veja também – Existe quilometragem ideal para comprar carro usado?

Muitas pessoas pensam que a expressão quer dizer que a documentação está em dia, ou sem multas. Não é este o significa: pelo contrário. Quer dizer que o Detran não receberá a formalização de que o carro é, agora, propriedade de outra pessoa.

Por isso, vender um veículo com DUT em branco é irregular, e pode gerar uma série de consequências negativas.

Por que as pessoas fazem isso?

Há uma série de motivos para pessoas venderem um veículo com DUT em branco. Isso pode partir tanto do vendedor, quanto do comprador. Pode ser que o vendedor não tenha regularizado toda situação do veículo. Neste caso, não há como realizar a transferência do CRV, que exige todos os encargos quitados, por exemplo.

Também é possível que comprador e vendedor tenham entrado em um acordo, seja para não pagar a nova documentação ou para não declararem a venda. Neste caso, ambos estão cometendo uma irregularidade, que pode ser interpretada como um crime tributário.

Algumas vezes, ainda, as pessoas simplesmente não desejam realizar a transferência burocrática. Elas simplesmente confiam na palavra alheia, evitando o novo CRV. Mesmo que a intenção seja boa e as duas partes cumpram suas promessas, é uma irregularidade sujeita a punições.

Quais as consequências de deixar o DUT em branco?

A consequência imediata da venda com DUT em branco é uma multa de 5 pontos na CNH do proprietário e quase duzentos reais a serem pagos. No entanto, as consequências podem ser muito mais graves.

Veja também – Como transferir veículo para o novo proprietário?

Sem a transferência da propriedade frente ao Detran, o antigo proprietário receberá, por exemplo, as multas e impostos do carro já vendido. Por isso, além de estar cometendo uma irregularidade, corre o risco de precisar pagar dívidas que não são suas.

Se o comprador não quiser pagar as taxas, antigo proprietário terá que pagá-las, para evitar mais multas. A recuperação judicial do dinheiro até pode ocorrer, mas será muito mais trabalhosa e custosa.

Por isso, evite comprar um veículo com DUT em branco. Opte pela transferência – isso garante que a documentação do veículo esteja em ordem, e que nenhuma das partes terá surpresas desagradáveis. Mais do que tranquilidade, fazer o procedimento correto garante que você não seja multado ou responsabilizado equivocadamente.

Veja também:

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos