Início » Todos os posts » Carros » 7 Dicas para conservar o carro

7 Dicas para conservar o carro

Conservar o carro é uma tarefa que exige uma série de cuidados, mas compensa ao poupar gastos futuros, mantendo a aparência e funcionamento do veículo sempre em dia.

São muitos os procedimentos necessários para manter o carro em perfeição, mas seguindo essas dicas, você já garante que vai conservar o carro e mantê-lo em boas condições para manutenção e revenda. Confira:

Combustível e consumo:

Cuidado com o local onde compra combustível

Ao se falar de automóveis, a clássica frase “o barato sai caro” geralmente é real. Desconfie de postos de combustível com o valor muito abaixo do mercado e dê preferência para os locais que você sabe que trabalham com gasolina de qualidade.

Se não souber onde conseguir essas informações, vale a pena conversar com profissionais da área, como taxistas, para descobrir os locais onde eles dizem que o combustível é confiável. Abastecer com qualidade, é uma forma simples de conservar o carro e evitar surpresas no meio de um passeio ou viagem.

Evite postos onde o reservatório recém foi abastecido

Por mais confiável que seja um posto, é quase inevitável que seu reservatório acumule um pouco de sedimentos e materais que deixam o combustível menos puro. Ao encher este reservatório com mais gasolina, os sedimentos e impurezas que estão depositados no fundo mexem-se, misturando-se à gasolina.

Por isso, sempre que observar que um posto está reabastecendo ou recém movimentou seus reservatórios, evite adquirir o combustível daquele local imediatamente.

Avalie suas médias constantemente

Suas médias de autonomia com o carro são um ótimo indicativo sobre seu funcionamento: se a média cair de forma significativa sem que você tenha modificado seu comportamento como motorista (não viajou mais ou menos que o comum, por exemplo), leve-o para um checkup.

Isso pode identificar um problema quando ainda está iniciando, tornando seu conserto mais rápido e evitando desgastes no carro.

Cuidados de rotina:

Cuidado com o peso das chaves

Um fator que nem sempre  recebe a atenção que merece é o peso das chaves do carro. É comum que, em um mesmo chaveiro, as pessoas acumulem a chave do carro, da casa, um chaveiro pesado e bonito, além de diversas outras chaves. Na prática, isso faz com que haja um desgaste na ignição, à medida que o peso e o movimento do carro começam a fazer uma força desnecessária no dispositivo.

Cuidados ao deixar o carro parado por muito tempo

Uma boa dica para conservar o carro é não deixá-lo parado por muito tempo sem os devidos cuidados. A melhor dica é que, mesmo que não pretenda utilizar o carro por algum tipo, o proprietário ligue ele por cerca de 1 minuto.

Se não for possível, como no caso de uma viagem, encha o tanque, para evitar rachaduras e desligue os cabos da bateria. Tenha cuidado, também, com o local onde o carro estará estacionado.

Dicas com a pintura:

Repare pequenos danos o quanto antes

A melhor forma de conservar o carro em relação à sua pintura é nunca deixar que pequenos danos aumentem. Por isso, é importante realizar os reparos pequenos o quanto antes, para evitar que se transformem em problemas maiores e mais caros.

Lave e encere

Deixar o carro encerado é mais importante do que uma questão puramente estética. Ao lavar o carro e passar a cera sobre a pintura limpa, você cria uma nova camada de proteção em relação a pequenos danos e, principalmente, em relação ao sol, que pode danificar a tinta.

Cuidar da pintura do carro ajuda a manter a lataria bem conservada, pois ela é a camada de proteção desta lataria. Portanto, encerar o carro torna essa proteção muito mais durável, ajudando a conservar o carro como um todo.

Gostou das dicas? Então compartilhe-as com seus amigos!

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos