Início » Carros » 7 dicas para alugar um carro: Evite surpresas!

7 dicas para alugar um carro: Evite surpresas!

Viajar sempre exige planejamento. Hospedagem, alimentação e deslocamento estão entre os principais fatores de preocupação dos viajantes. O deslocamento interno pode exigir o aluguel de um carro – e nesse momento, a quantidade de variáveis já começa a preocupar.

Para ajudar, confira a lista de dicas para alugar um carro em viagens, com as regras de ouro para turismo e viagens profissionais:

1. O seguro não é uma bobagem

Essa é a regra de ouro. Ninguém pretende utilizar um seguro. Mas o simples fato de ter um, torna toda a utilização do veículo muito mais tranquila.

Lembre-se que, no trânsito, surpresas acontecem sem depender nem um pouco de você, por isso, previna-se com um seguro que cubra sua utilização da forma mais completa possível.

2. Quanto você irá utilizar?

Há diferenças de preço significativas entre a locação de quilometragem livre e a controlada. Se você fará pequenos trajetos, a controlada é mais vantajosa.

Se pretende fazer caminhos mais longos, não corra o risco de pagar as taxas extras de limite de rodagem ultrapassado. Muito provavelmente, as taxas tornarão a locação muito mais cara, na hora da entrega.

3. Quanto você realmente quer economizar?

Essa é uma das dicas para alugar um carro que poderia estar pintada em letras garrafais em todas as locadoras: nem sempre a opção mais barata é a melhor.

Conheça os planos oferecidos, calcule as diferenças de preço e conforto entre os modelos de carros disponíveis e faça uma decisão racional de custo-benefício. Algumas vezes, mais conforto e tranquilidade em sua viagem podem custar bem menos do que você imagina.

4. A avaliação prévia da locadora está correta?

Ao assinar o recebimento de um carro, tenha certeza de que todas as características de mau uso que o veículo apresenta estejam assinaladas no termo.

Este cuidado evita que a locadora possa cobrar o conserto de um dano que não foi causado por você, fugindo de surpresas desagradáveis.

Sua viagem é internacional?

dicas-alugar-carro

Caso você precise alugar um carro fora do Brasil, seja a turismo ou a trabalho, alguns cuidados extra são necessários. Confira estas dicas para alugar um carro no exterior:

5. Deixe pago antes de sair, se possível

Variações cambiais, taxas surpresas, indisponibilidades relâmpago no modelo… São problemas aos quais você está exposto, se não pagar sua locação antes de sair do Brasil.

Muitas vezes, pagar adiantado garante que você não se assuste com diferenças no preço e tarifas que sua pesquisa prévia não descobriu.

6. Não confie tanto assim no seu seguro de viagem

Se cartão de crédito e seu seguro incluem cobrir gastos com automóveis e você acha que o seguro da locadora é um desperdício de dinheiro?

Uma das melhores dicas para alugar um carro no exterior é: faça o seguro e evite incômodos!

A menos que você tenha muita certeza de todos os termos do seguro que você já adquiriu para toda a viagem, ou do que seu cartão de crédito cobre, é melhor garantir que você estará protegido, no caso de algum prejuízo acontecer.

7. Tenha certeza de que você quer dirigir no local

Algumas vezes, alugar um carro pode parecer uma ótima ideia para economizar algum dinheiro e, ainda, conhecer lugares no meio do caminho.

No entanto, é importante você saber coisas como a condição da estrada, as condições de tráfego e a facilidade do trajeto.

Por mais experiência que você tenha como motorista, pode não ser uma boa ideia, por exemplo, dirigir durante horas entre Lima e Cusco, nas estradas estreitas na beira de desfiladeiros, com um trânsito completamente descontrolado e mal sinalizado!

1 Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas