Início » Bicicletas » Dicas para comprar a bicicleta certa para você!

Dicas para comprar a bicicleta certa para você!

Quer comprar uma bicicleta nova e acabou ficando perdido com tantas opções, quase desistindo da compra? Realmente, são muitas opções, características e preços diferentes.

A regra de ouro pode ser dada em uma frase: “Teste sempre!”. Testar a bicicleta em uma passeio rápido é o minimo que pode ser feito. No entanto, a decisão perfeita exige muitas outras variáveis.

Por isso, separamos algumas dicas para comprar uma bicicleta, para você ter certeza que não vai errar na escolha.

O que é preciso saber para escolher certo?

tipos-de-bicicleta

Além da regra de ouro, há algumas dicas que você pode seguir para não errar na hora de escolher a bicicleta. O tipo do modelo, suas dimensões, o preço e, até mesmo, a real necessidade que você possui ao utiliza-la, são fatores essenciais que merecem atenção.

Não escolher a bicicleta correta é uma perda dupla: você provavelmente irá desperdiçar o dinheiro, e ainda aumenta as chances de desistir da compra. Uma boa pesquisa, garante que a escolha dure muito mais, e a prática do ciclismo seja muito mais prazerosa.

O tipo da bicicleta

bicicleta-bmx

Existem vários tipos de bicicleta, e cada um deles é melhor adaptado para uma prática específica. Comprar um determinado modelo, não impede que você faça outros usos, mas o ideal é basear a compra na utilização predominante de sua bicicleta.

Bicicletas urbanas, como o próprio nome diz, são mais voltadas para o uso na cidade, e são focadas no conforto e na segurança do ciclista. É voltada para posicionar o condutor em posição mais ereta, o que dificulta adquirir grandes velocidades.

As mountain bikes são modelos capazes de oferecer performance excelente em qualquer ambiente, pois foram projetadas para ambientes mais radicais, como terra e grandes inclinações. É o modelo mais versátil em relação à performance, e apresenta grandes variações de preço, de acordo com a intensidade do seu uso.

Já as bicicletas speed, também chamadas de bicicletas de estrada ou bicicletas de corrida, são desenvolvidas para uso em asfalto para ciclistas que busquem velocidade. São projetadas para o máximo de aceleração e velocidade, por isso perdem um pouco no quesito segurança. São pouco recomendadas para iniciantes, pois exigem prática e segurança do ciclista.

As BMX são modelos voltados para a prática do BMX como esporte, que é a modalidade de manobras e obstáculos do ciclismo. Apesar de pouco prática em ambientes urbanos, é muito versátil para quem quer viver o ciclismo de forma intensa sem investir tanto quanto outras modalidades.

Veja nosso post com os tipos de bicicletas e veja qual é o melhor para você.

O custo-benefício

bicileta-para-corrida

Ao tratar a compra de um nova bicicleta, há algo que precisa ser deixado muito claro: o barato sempre sai caro, sem exceção.

Andar de bicicleta traz incontáveis benefícios para a saúde do ciclista, mas é necessário entender que há um custo e, principalmente, uma questão de segurança envolvida.

Dizer isso, não significa que você precise gastar uma fortuna, mas não é recomendado comprar os modelos extremamente baratos. Além de arriscar sua segurança, um uso mais prolongado de uma bicicleta muito barata costuma resultar em gastos para consertar ou, até mesmo, comprar uma nova bicicleta.

Não é necessário comprar uma bicicleta profissional, que ultrapassa as dezenas de milhares de reais, para fazer uma utilização urbana. Por outro lado, não faz sentido adquirir uma bicicleta de marca duvidosa se você pretende praticar o esporte constantemente.

Lembre-se que não existe preço mágico: bicicletas mais leves e com melhores materiais tem um custo maior. Bicicletas especiais (para pessoas acima do peso ou muito altas, por exemplo) também são geralmente mais caras. Desconfie de ofertas imperdíveis!

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas