Início » Dicas » Dia Nacional do Fusca: uma homenagem ao clássico da Volkswagen

Dia Nacional do Fusca: uma homenagem ao clássico da Volkswagen

Dia 20 de janeiro, desde 1988, é considerado o Dia Nacional do Fusca. A data comemorativa geralmente proporciona encontro de proprietários em diversas cidades do Brasil, geralmente no final de semana mais próximo ao “aniversário” da comemoração. O Dia Nacional do Fusca costuma ser organizados pelos clubes e associações de proprietários ou colecionadores em cidades maiores.

Os eventos costumam reunir estes admiradores para compartilharem histórias, trocarem experiências, formarem ideias e, quem sabe, até mesmo realizarem negócio. A verdade é que a comunidade do Fusca, atualmente, reúne apaixonados pelo besouro alemão, que enxergam algo muito além de um simples meio de transporte em seus veículos.

Com proposta popular e simpatia ímpar, não é difícil encontrar pessoas com carinho e histórias sobre fuscas ao longo de sua vida. Mesmo anos após o término de sua produção, trata-se de um dos carros que mais perdura na memória dos fãs automotivos.

É exatamente por isso que o VW merece o Dia Nacional do Fusca, em todo o seu auge. Ele pode não ter sido o mais elegante, o mais potente ou o mais confortável carro que a maioria das pessoas já teve. No entanto, poucos modelos ofereciam tanto carisma quanto o bom e velho Fusca.

Saiba mais sobre a história, como participar dos eventos de comemoração e como organizar um, se estiver interessado:

Um pouco de história

O ano de 2017 marca 71 anos de lançamento do primeiro Fusca na Alemanha, que deu início a uma história de sucesso ao redor de dezenas de países. No Brasil, por exemplo, o modelo foi líder de mercado durante 24 anos, tendo seu lugar tomado apenas pelo herdeiro Gol, também da VW.

Com cerca de três milhões de unidades produzidas no Brasil durante dois períodos distintos, os números deixam clara a motivação para um Dia Nacional do Fusca – e quantidade de histórias com modelo é grande de mais para simplesmente passar em branco.

Dia Nacional do Fusca

O modelo teve sua produção mantida até o final da década de 1980, na maior parte do mundo. No Brasil, foi até 1986 (com breve retorno entre 1993 e 1996). O último local a encerrar a produção do modelo foi o México, que manteve a linha até 2003.

Depois disso, versões comemorativas e com proposta muito diferenciada, como New Beetle e Fusca foram lançadas. Já não tratavam-se, no entanto, de modelos populares, mas de caras edições que homenageavam o modelo.

Como saber se minha cidade terá um evento?

Se você tem um Fusca ou possui interesse em participar do Dia Nacional do Fusca, pode simplesmente conferir se sua cidade oferece algum evento do tipo. Uma boa dica é conferir se sua cidade possui um clube para fãs do carro, ou algo do tipo. Se não houver nenhuma organização deste estilo, busque alguma associação estadual, que provavelmente terá um calendário de eventos e encontros.

Em geral, redes sociais e fóruns são locais fáceis para encontrar outros fãs que possuem informações sobre os eventos comemorativos. Se sua cidade não possuir uma comemoração para o Dia Nacional do Fusca, você pode simplesmente criar uma.

O que é necessário para fazer uma comemoração do Dia Nacional do Fusca?

Não existe nenhum órgão regulamentador para eventos deste tipo. O Dia Nacional do Fusca é de livre comemoração, e nenhuma autorização é exigida – nem da VW, nem de clubes de maior influência. No entanto, é sempre uma boa ideia conversar com algum clube ou associação de admiradores de carro de projeção maior – eles auxiliarão a divulgar o evento, aumentando a chance de sucesso.

Lembre-se de avisar sobre o encontro na prefeitura (não é necessário pedir autorização), e comemore o Dia Nacional do Fusca em homenagem ao pequeno cascudo, que faz parte da vida de tantos brasileiros!

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas